O que 5 jovens bilionários têm a ensinar sobre o sucesso

O site Inc. compilou algumas lições de cinco jovens bilionários sobre como ter sucesso na carreira e alcançar a riqueza (com o próprio esforço)

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Eles conquistaram fortunas e revolucionaram o mercado mundial – com menos de 40 anos de idade. Drew Houston, co-fundador do Dropbox, Mark Zuckerberg e Dustin Moskovitz, fundadores do Facebook, por exemplo, não contaram com a sorte para conquistar seu primeiro bilhão de dólares. Mas então, qual é o seu segredo?

O site Inc. compilou algumas lições de cinco jovens bilionários sobre como ter sucesso na carreira e alcançar a riqueza (com o próprio esforço). Está curioso? Confira abaixo quais são elas:

Drew Houston, co-fundador do Dropbox
“Não se preocupe com o fracasso, você só precisa estar certo uma vez”, disse Houston. E ele deve saber do que está falando. Aos 30 anos, o empresário da internet tem uma fortuna avaliada em US$ 1,2 bilhão, de acordo com a Forbes.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Em seu discurso no MIT, o jovem empresário disse que a chave do sucesso, além de trabalhar duro e encontrar seu talento, é cercar-se de pessoas inspiradoras. “Dizem que você se torna a média das cinco pessoas com quem você passa mais tempo”, discursou Houston. “Se eu não tivesse conhecido Adam, eu não teria conhecido meu co-fundador incrível, Arash, e não existiria Dropbox. Uma coisa que aprendi é cercar-se de pessoas inspiradoras é tão importante quanto ser talentoso e esforçado.”

Anton Kathrein Jr., Kathrein-Werke AG
Anton Kathrein Jr. nem chegou aos 30 e já está no comando de uma das maiores e mais antigas empresas de telecomunicações do mundo, a Kathrein-Werke AG. Fundada pelo seu avô em 1919, a empresa tinha como presidente o pai de Anton até sua morte súbita e prematura em 2012. Kathrein Jr. teve de assumir a empresa no valor de US$ 1,8 bilhão aos 27 anos. Ele manteve a confiança do conselho da empresa e investidores e a empresa passou ilesa por essa transição.

Anton teve de ser resiliente para ter sucesso em tal adversidade, particularmente depois de sofrer uma tragédia pessoal.

Continua depois da publicidade

Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook
Um dos jovens mais ricos do mundo, Zuckerberg sabe como ninguém como as tendências mudam em segundos. O que está acontecendo hoje, pode não acontecer amanhã e certamente não acontecerá nos próximos meses. O seu segredo foi apostar na agilidade da troca de informações para garantir seu negócio. Decisões são tomadas na mesma velocidade destas mudanças, e o resultado é o que vemos hoje.

Dustin Moskovitz, co-fundadr do Facebook e Asana
Moskovitz ajudou Mark a criar a rede social mais acessada do mundo, o Facebook, em seu dormitório de Harvard. “Não há uma idealização de ser um empreendedor, mas o importante é ter uma ideia realmente grande”, disse ele.

Grandes ideias, aliás, são a chave para o sucesso de Moskovitz. Depois de sair do Facebook e deixar Harvard, o jovem virou co-fundador da Asana, um software de colaboração e produtividade. Além de apostar nas suas ideias, ele também é investidor anjo de várias startups.

Perenna Kei, Logan Property Holdings
A chinesa Perenna Kei se tornou a mais jovem bilionária do mundo neste ano, aos 24 anos, de acordo com a Forbes. Kei controla a companhia fundada por seu pai. Pós-graduada em economia pela Universidade de Londres, a chinesa é a prova viva de que investir em educação e trabalhar duro ainda pode ser um bom caminho.