Como 9 pessoas bem-sucedidas definem o sucesso

Confira o que Richard Branson, Arianna Huffington, Churchill, Thomas Edison, entre outros, pensam sobre o sucesso

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – O sucesso é relativo. Para alguns, ele é medido pelo poder aquisitivo e, para outros, é alcançado pela satisfação na vida profissional e pessoal. Mas, qual será a definição de sucesso para quem já o conquistou?

Pensando nisso, o site Business Insider compilou opiniões de empresários, inventores, políticos e escritores bem-sucedidos sobre a definição dessa palavra tão desejada pela humanidade. Confira abaixo como Richard Branson, Arianna Huffington, Thomas Edison, entre outros, definem o sucesso:

Arianna Huffington, fundadora do The Huffington Post: dinheiro e poder não são suficientes
Para a fundadora de um dos sites mais influentes dos Estados Unidos, o The Huffington Post, as pessoas quem tendem a buscar o sucesso nas métricas de dinheiro e poder precisam adicionar uma terceira característica. “Para viver a vida que realmente quer e merece, e não apenas se conter em viver, precisamos de uma terceira métrica. Essa medida de sucesso, que ultrapassa as duas métricas de dinheiro e poder, consiste em quatro pilares: bem-estar, sabedoria, talento e doação.”

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

John Wooden, lendário treinador de basquete: sucesso é questão de satisfação
Wooden colecionou 620 vitórias, dez títulos norte-americanos e é o treinador mais vitorioso na história do basquete universitário dos Estados Unidos. Mas, sua definição de sucesso vai além de competitividade.

“O sucesso é paz de espírito, o que é um resultado da auto-satisfação em saber que você fez o seu melhor para chegar ao topo.”

Tony Hsieh, CEO da loja on-line Zappos: o sucesso é viver de acordo com seus valores
“Seus principais valores pessoais definem quem você é e os valores centrais de uma empresa acabam por definir o caráter dela e sua marca”, disse Hsieh em seu livro sobre a criação de Zappos, “Delivering Happiness”. “Para as pessoas, o caráter é destino. Para as organizações, a cultura é o destino.”

Continua depois da publicidade

Maya Angelou, escritora e poeta: sucesso é desfrutar de seu trabalho
“O sucesso é gostar de si mesmo, gostar do que faz e gostar de como fazê-lo”, disse uma das autoras mais consagradas dos Estados Unidos.

Winston Churchill, político: sucesso é ser implacável
“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”, disse.

Richard Branson, fundador da Virgin Group: sucesso é estar engajado
O megaempresário diz que o sucesso está diretamente relacionado ao trabalho. “Minha definição de sucesso? Quanto mais você está ativamente engajado e produtivo, mais bem-sucedido você é.”

Deepak Chopra, professor espiritual: sucesso é uma questão de crescimento constante
O médico indiano e professor de espiritualidade acredita que o sucesso vem com o crescimento contínuo do ser humano. “O sucesso na vida pode ser definido como a expansão contínua da felicidade e a realização progressiva de metas dignas”, diz Chopra.

Thomas Edison, inventor: o sucesso é alcançado pelo esforço
Um dos maiores inventores da humanidade, Edison é detentor de mais de 1.000 patentes. Ele era conhecido também por trabalhar por 72 horas seguidas, sem qualquer descanso. Naturalmente, sua definição de sucesso é igualmente ambiciosa. “O sucesso é 1% de inspiração e 99% de transpiração.”

Stephen Richards Covey, escritor: sucesso tem uma definição profundamente individual
O autor do best-seller “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares, afirma que o sucesso é categoricamente individual. “Se você considerar cuidadosamente como quer ser lembrado ao morrer, você vai encontrar sua definição de sucesso.”