6 conselhos de carreira de Pedro Moreira Salles, do Itaú Unibanco

Salles falou sobre a importância da formação acadêmica e o que aprendeu em sua trajetória profissional

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente do Conselho do Itaú Unibanco, Pedro Moreira Salles, participou de um bate-papo sobre gestão empresarial, nesta quinta-feira (23), no site Na Prática, da Fundação Estudar.

Durante a conversa, Salles falou sobre a importância da formação acadêmica e o que aprendeu em sua trajetória profissional. Ele também deu alguns conselhos sobre liderança e mostrou alguns passos para ser um bom líder, confira abaixo:

“Estudar no exterior não é pré-requisito para liderança, mas ajuda no processo”
Graduado em economia e história pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, Moreira Salles acredita que investir em educação é importante e ter uma experiência fora do País pode ajudar o crescimento profissional, por “sair da zona de conforto”. Mas tal experiência não é a única alternativa.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“No meu caso, foi questão muito pessoal, já tinha estudado em um colégio francês e estava habituado com o ambiente internacional. Mas, já vi pessoas que têm muito talento para liderar, mas nem têm uma graduação completa.”

“Saiba qual caminho quer seguir”
“Pelos jovens que entrevisto em processos seletivos, hoje há muita inquietação como que fazer”, disse o presidente do Conselho. “A primeira decisão profissional é estar certo do que seguir: se vai tentar empreender, crescer numa empresa ou mirar em um setor e ter experiência em grandes empresas”. Para ele, só depois desta escolha o jovem profissional poderá criar um plano de carreira claro.

“Se deseja seguir carreira no mercado financeiro, esteja preparado para encarar desafios”
Por experiência particular, Salles sabe que uma carreira no mercado financeiro dá bons frutos, como reconhecimento e altos salários, mas seguir esse caminho implica em aguentar um grande carga de estresse e de horas extras. “Ser líder de um banco é dinâmico, mas o ambiente é muito competitivo, já que os profissionais ganham de acordo com metas agressivas. Não dá pra ficar encostado. Só acontece se as pessoas quiserem encarar o desafio.”

Continua depois da publicidade

“Bom líder é aquele que aponta o caminho e as pessoas vão junto”
Questionado sobre as qualidades necessárias para ser um bom gestor, Salles acredita que ser uma pessoa íntegra, com um comportamento ético, é uma pré-condição. Só assim, segundo ele, as pessoas o verão como alguém em que acreditam e admiram. “Acho que o líder, certamente, sabe aglomerar pessoas em torno de um processo, aponta caminhos e as façam se sentir parte daquilo.”

“Você mede o seu sucesso pelos seus sonhos”
Para o executivo, o sucesso é maior do que qualquer ‘status’ ou conta bancária: é perseguir os sonhos. “Você só sabe se foi bem-sucedido ao olhar 30 anos mais tarde e se perguntar: ‘Eu consegui fazer a diferença? Eu realizei meus sonhos e alterei algo por onde passei?’”

“Faça tudo com excelência e torne sua vida mais interessante”
Como última recomendação, Salles afirma que o jovem que entra no mercado de trabalho precisa, além de perseguir um sonho, ter ambição e persistência, preservando a humildade. “Você certamente atingirá satisfação pessoal quando fizer o melhor para a sociedade.”