As 10 piores desculpas para ser um chefe ruim

Você sabe quais são as piores desculpas que os chefes dão para justificar seu mau comportamento? O site Inc.com compilou as 10 mais conhecidas

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Quais são as desculpas para você não ser um chefe melhor? O site Inc.com listou as 10 “razões” mais comuns que justificam os maus comportamentos dos líderes. Veja abaixo se alguma dessas faz parte do seu dia a dia:

1. “Eu estou sob muita pressão”
É claro que você está. Junte-se ao clube de liderança. Os chefes têm muitas atividades e é preciso realizá-las sem erros, com o menor tempo possível.

Se as exigências parecem esmagadoras e você não consegue dar conta de tudo, em vez de descontar em seus funcionários, que tal chamá-los a te ajudar? Eles ficarão felizes por ganharem novas habilidades e responsabilidades.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

2. “Eu não sou pago o suficiente para lidar com isso”
Você está certo. Grandes líderes são cronicamente pouco recompensados e subestimados. Provavelmente, isso nunca irá mudar.

Mas os grandes empregadores têm satisfação em desenvolver, orientar e ajudar os funcionários a alcançar seus objetivos, como parte de sua conquista profissional. Se você não vê-lo dessa forma, repensar se deseja continuar no cargo ou no comando de seu negócio – caso contrário, você estará sempre insatisfeito.

3. “Meus funcionários trabalham melhor quando eu os deixo sozinhos”
Se isso for verdade, significa que você é o problema. Ótimos funcionários não precisam (ou querem) ser comandados para o que fazer, mas eles precisam ouvir que fazem um grande trabalho, para aprender sobre novos rumos e estratégias…. Todo mundo gosta de uma certa quantidade de atenção. Apenas certifique se a atenção que você dá faz um impacto positivo.

Continua depois da publicidade

4. “Este processo foi criado por alguém que não tem de implementá-lo”
Muitas vezes, é verdade. Por exemplo, muitos especialistas em recursos humanos nunca terão trabalhado em um cargo de liderança em uma fábrica, mas isso não significa que certas iniciativas não valem a pena. Você pode não gostar de criar planos de desenvolvimento, mas não basta apenas fazer cara feia. Trabalhe duro para ter certeza que seus planos realmente desenvolvem seus funcionários. E se você não gosta de uma política ou diretriz, não a ignore; trabalhe para torná-la melhor.

5. “Eu não posso lidar com toda política da empresa”
Política da empresa ainda faz parte das funções de um empresário ou líder. É difícil, mas se a cultura é ruim, corrige-a. Se a política impede as pessoas fazerem seu trabalho, ou executá-lo tão bem quanto possível, corrige-a. Cuidar de todos os problemas que tornam difícil para seus funcionários fazerem o seu melhor é o seu trabalho. Faça o seu trabalho.

6. “Se ele ficar com muito crédito, eu posso me dar mal”
Não tenha medo de seus funcionários poderem ofuscar você. Seu objetivo é fazer com que os funcionários saibam ir além. Grandes líderes se cercam de talentos excepcionais. É assim que eles se tornam grandes líderes.

7. “Eu não preciso elogiar as pessoas por fazerem seu trabalho”
Sim, você precisa. Não é apenas educação, mas reforçar comportamentos positivos torna toda a equipe muito mais produtiva e motivada. É normal esperar seus funcionários fazerem seus trabalhos, mas você precisa elogiá-los quando eles fazem isso – porque esse é o seu trabalho.

8. “Bem, é assim que eu fui treinado”
Você treina seus funcionários com muita pressão, simplesmente porque é assim que, uma vez, foi tratado? Determinar a melhor maneira de treinar e desenvolver colaboradores e fazer acontecer: é isso o que você faz. Todas as experiências ruins que já passou você deve moldar uma abordagem mais positiva, e não servir como um modelo.

9. “Eu preciso passar algum tempo com os funcionários … Então, eu vou falar apenas aquele”
Você precisa conhecer os funcionários num nível pessoal… Mas você costuma escolher quais funcionários terá essa abordagem?

Cada empregado merece a sua atenção, respeito e interesse. Faça perguntas, encontre um interesse comum – mesmo que esse seja simplesmente os objetivos da empresa e carreira. Quando você faz um esforço sincero, tudo se torna mais fácil. As pessoas naturalmente apreciam aqueles que estão interessados nelas.

10. “Por que desperdiçar meu tempo? Eu sei que ele não gosta de mim”
Poucas coisas são mais complicado do que trabalhar, ou mesmo apenas conviver, com funcionários que não gostam de você.

Limpe o clima pesado, seja sincero. Chegue à pessoa e ponha as cartas na mesa, fale o que sente e como resolver essa situação. Ouça o que a pessoa diz e tente gostar de ouvir aquelas palavras. Valerá a pena.