Vale a pena fazer um estágio? Veja 10 benefícios para sua carreira

A verdade é que trabalhar como estagiário pode ter inúmeros benefícios para a sua carreira. Conheça alguns deles

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Se você é um universitário e conseguiu um estágio, provavelmente está cansado de ouvir piadinhas a respeito do seu cargo. Toda essa história de “a culpa ser sempre do estagiário” pode acabar com a sua motivação em conseguir um trabalho nessas condições, mas a verdade é que trabalhar como estagiário pode ter inúmeros benefícios para a sua carreira. Conheça alguns deles.

1. Decisão
Um estágio pode ajudar você a identificar se aquele mercado de trabalho, empresa ou área é o ideal para você e para o seu perfil profissional.

2. Créditos
Grande parte dos estágios funciona como crédito no sistema de horas complementares exigido pela universidade.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3. Habilidades
Um estágio permite que você desenvolva habilidades específicas voltadas para a área na qual você pretende atuar depois da graduação.

4. Contatos
O ambiente corporativo que o estágio proporciona é ideal para que você estabeleça contatos com pessoas influentes e que possam ajudá-lo futuramente.

5. Referências
Além de estabelecer contatos, o estágio pode ajudar você a reunir referências valiosas para o seu currículo. Preste atenção nas pessoas mais preparadas no ambiente de trabalho e peça a elas que falem sobre você.

Continua depois da publicidade

6. Experiência
Os empregadores dão preferência aos candidatos que apresentem alguma experiência prática na área para a qual estão se candidatando.

7. Oferta
A oferta de estágios é ampla, o que facilita a sua busca por um emprego. Você pode conseguir uma oportunidade por meio das feiras de profissões e empregos, na central de estágios da sua universidade e até mesmo por indicações de amigos que já estão empregados.

8. Salário
Um estágio remunerado pode ajudar você a financiar as suas próprias despesas. Claro que você não vai começar recebendo um pagamento milionário, mas ter uma reserva no final do mês pode ser um ótimo incentivo.

9. Benefícios
Uma vez que você faz parte do quadro de funcionários da empresa – mesmo que na condição de estagiário – passa a ter direito a certos benefícios, como direito a alimentação ou transporte.

10. Efetivação
Se você exerce um bom trabalho como estagiário as chances de começar do zero quando se trata de uma contratação são muito menores. Procure dar o melhor de si para que você aumente as chances de ser efetivado.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.