Empresas aumentam até 30% o valor das bolsas para estágios em 2011

Estudo da Cia de Talentos revela que crescimento se deu entre as companhias de médio e grande porte na comparação com 2010

Eliane Quinalia

Publicidade

SÃO PAULO – O valor da bolsa-auxílio para estágio pago pela empresas de médio e grande aumentou significativamente no último ano, na comparação com 2010. Para se ter uma ideia, o crescimento médio foi de 20%, chegando a alcançar o teto máximo de 30% em algumas empresas, segundo um recente levantamento da Cia de Talentos, consultoria de recursos humanos.

Segundo o estudo, tal aumento foi motivado pelo aquecimento do mercado nos últimos 12 meses, o que ocasionou também um crescimento da economia e, consecutivamente, das empresas.

“As companhias têm investido mais em programas de desenvolvimento de jovens com potencial diferenciado para preparar suas empresas para os desafios do presente e para demandas futuras”, diz a sócia da Cia de Talentos, Maira Habimorad.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Para ela, uma das estratégias para atrair e reter estes estudantes está também na concessão de bolsas diferenciadas.

Como funciona?
A bolsa auxílio para um estágio pode variar de acordo com o ano do estudante de graduação, bem como com a carga horária do estágio, que pode ser de 4h a 6h.

O valor da bolsa-auxílio também dependerá da área de atuação do candidato, bem como da empresa, segundo a Cia de Talentos. Ao que parece, os bancos de investimentos são os que oferecem valores de bolsa-auxílio maiores.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com a pesquisa, em 2011, 31 programas de estágio foram realizados, resultando em 2.673 oportunidades. Já em 2010, o número de programas foi 30, e as vagas de estágio atingiram 2.043.

O estudo
A Cia de Talentos comparou o valor da bolsa-auxílio entre os 30 programas de estágio realizados em 2010 e os 31 realizados em 2011, por empresas de médio e grande portes. O levantamento revelou que, para estágios de estudantes que estão cursando o penúltimo ano de graduação e trabalham 6 horas por dia, o valor mínimo de bolsa-auxílio era de R$ 1.140 e o valor máximo chegava a R$ 1.600.