5 hobbies que podem melhorar sua performance no trabalho

Todo profissional quer melhorar seu desempenho no trabalho - seja para ser reconhecido ou para ganhar mais  

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A maioria dos profissionais quer melhorar seu desempenho no trabalho – seja para ser reconhecido ou para ganhar mais. Mas se você não sabe como iniciar esse aperfeiçoamento, vale saber que é possível aumentar sua performance no trabalho fazendo algumas coisas que podem até se tornar seu hobby. 

O CNBC elencou 5 hobbies que podem aumentar seu rendimento no trabalho, além de proporcionar uma saúde melhor e até momentos de descontração. Confira: 

Cozinhar

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O escritor e empresário Tim Ferriss usa a culinária como uma maneira de explicar métodos para o “aprendizado acelerado”. Esse foi o tema de seu livro mais recente “The 4-Hour Chef” (“O chef de 4 horas”, em tradução livre). 

Além disso, como relatado pela Universidade Johns Hopkins, cozinhar em casa tem sido uma forma comprovada de melhorar sua dieta. Cozinhar regularmente, não só melhora o que você ingere em casa (menos carboidratos, menos açúcar e menos gordura), mas também melhora sua dieta quando você come fora.

Se o seu dia parece muito corrido para começar a cozinhar, tente se aventurar nos fins de semana. Uma vez que começa a experimentar novas receitas e métodos, pode se tornar uma parte regular de sua rotina.

Continua depois da publicidade

Os benefícios de longo alcance de uma boa dieta são inegáveis. Seu corpo será mais saudável e, de acordo com especialistas, sua memória e agilidade aumentarão – o que ajuda na sua vida profissional. 

Fazer exercícios físicos

Se você ainda não tem o hábito de praticar exercícios, pode ser difícil começar. E para isso, é preciso deixar tudo mais fácil para você: se inscreva em uma aula perto de sua casa ou trabalho, por exemplo. Se estiver no caminho entre os dois, melhor ainda, porque aí você passa em frente necessariamente. 

Não se preocupe em estar “pronto” para melhorar sua forma física. Muitas formas tradicionais de exercício, como yoga e tai chi chuan, são adaptadas para se adequarem ao seu nível e às suas necessidades. Além disso, é comprovado que a yoga tem uma infinidade de benefícios para sua saúde mental e física.

O tai chi chuan é uma arte marcial. A escola de medicina de Harvard divulgou estudos que comprovam que esse exercício aumenta a força muscular, a flexibilidade e o equilíbrio. Do lado mental, melhora a clareza mental e induz o relaxamento. Essas formas de exercício certamente ajudarão você a manter o foco, a energia e a compostura no trabalho.

Mas claro que se você prefere outro tipo de exercício como a tradicional academia ou uma corrida, não há problema, importante é não ficar sedentário. 

Além disso, os esportes coletivos trazem seus próprios benefícios exclusivos. Se você faz parte de uma empresa que tem um esporte de equipe, participe. Não só estará tratando bem o seu corpo, como também estará se divertindo e fazendo um networking com seus colegas de trabalho.

Se não houver um esporte relacionado ao seu trabalho, procure outro lugar que permita a você interagir com pessoas. Os esportes em equipe também beneficiam suas habilidades de comunicação, foco, gerenciamento de estresse e estabelecimento de metas.

Ler

Ele pode ser um dos homens mais ricos do mundo, mas Bill Gates é dedicado a um dos passatempos mais baratos: a leitura. Segundo relatos, o co-fundador da Microsoft lê cerca de 50 livros por ano. “Hoje em dia, eu também posso visitar lugares interessantes, conhecer cientistas e assistir a muitas palestras online. Mas a leitura ainda é a principal maneira de eu aprender coisas novas e testar minha compreensão”, explica Gates. 

Enquanto palestras e recursos online são boas ferramentas para ficar a par de uma ampla gama de informações atualizadas, não há substituto para a profundidade de um bom livro. Elon Musk, Warren Buffett e Oprah Winfrey são apenas mais três exemplos de pessoas bem-sucedidas que fazem da leitura uma parte regular de suas vidas.

Além de aumentar seu conhecimento consciente, os benefícios científicos da leitura são numerosos e até surpreendentes. A leitura fortalece seus caminhos neurais. Além de que, com você pode aprender mais sobre seu campo de atuação lendo. 

Abraçar seu lado artístico 

O filho de Albert Einstein afirmou que sempre que seu pai sentia que “tinha chegado ao fim da estrada ou em uma situação difícil em seu trabalho, ele se refugiava na música, e isso normalmente resolvia suas dificuldades”. Entre inovadoras descobertas científicas, Einstein sempre encontrou tempo para praticar violino ou piano. Além disso, ele usou esses hobbies para desenvolver um estado mental mais criativo para resolver problemas que o iludiam.

Está provado que se envolver com algum tipo de arte aumenta a produtividade. Além disso, você pode trazer arte ou música para sua vida pessoal fazendo aulas.  Não se preocupe em se tornar o próximo Picasso. Os benefícios serão evidentes, independentemente do seu nível: poderá criar o hábito de introduzir uma mentalidade criativa e ser capaz de “reiniciar”  seu cérebro após um longo dia de trabalho.

Aprender uma nova língua 

Conhecer uma segunda ou terceira língua abrirá as portas para novas culturas, parceiros e mercados. Mesmo que você ainda não tenha atingido a fluência, uma tentativa de comunicação promoverá melhores relacionamentos com falantes nativos. Além disso, estudos mostraram que a atenção aumenta com a aquisição de uma nova linguagem, independentemente da idade. Além de que, falar uma outra língua pode dar oportunidades no trabalho. 

  1. Quer juntar dinheiro para investir na sua carreira? Abra uma conta na XP. 

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.