5 mentiras que muita gente já contou em uma entrevista de emprego

Atitude pode fazer com que você perca aquela vaga dos sonhos

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Entrevistas de emprego tendem a deixar os candidatos nervosos. Exigências, análises, uma série de perguntas e um ambiente repleto de formalidades que aumenta a tensão e pode incentivar o profissional a cometer alguns deslizes, como contar mentiras. 

De acordo com a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros realizada pela Catho, 92,2% dos recrutadores afirmaram que já flagraram mentiras de candidatos em etapas do processo seletivo. Um inglês avançado aqui, o domínio do Excel ali são algumas das mais conhecidas, segundo a psicóloga e assessora de carreira Elen Souza, da Catho. Ela listou as cinco mentiras mais comuns contadas por candidatos. Confira, abaixo:

1. Mentir sobre experiências profissionais
Muitos profissionais, quando inseguros, costumam aumentar a descrição e/ou explicação sobre suas atividades. 
Por que não fazer: É muito fácil do recrutador descobrir essas informações, seja pelas redes sociais ou buscando referências do profissional ligando na empresa.
Dica: Segundo Souza, o melhor a se fazer é resumir em seu CV as atividades desenvolvidas em suas experiências, o que ajuda o recrutador a entender o seu perfil e competências, não havendo a necessidade de “inflar” suas experiências. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

2. Formação

Muitos profissionais colocam no currículo cursos de especialização que não fizeram ou aumentam a carga horária de cursos pequenos – como se fossem de longa duração. 
Por que não fazer: É possível verificar junto ao MEC se a informação é verdadeira ou ainda, pedir a apresentação de um certificado para confirmação. 
Dica: Ao invés de mentir, diga que ainda não conseguiu investir em determinado curso, mas que tem interesse em fazer caso surja uma oportunidade. 

3. Habilidades técnicas

Muitos candidatos acreditam que quantidade é o que importa e, por isso, acabam aumentando seu nível de conhecimento e até mesmo, mentindo sobre suas habilidades. 
Por que não fazer: O recrutador pode submetê-lo a um teste prático e pedir que você execute a tarefa.
Dica: Em seu currículo, dê relevância para as habilidades técnicas que você mais domina. 

4. Idioma

Muitos profissionais colocam em seus CVs que têm um segundo idioma fluente e avançado, mas quando chega a hora da entrevista fica claro que isso não é verdade. 
Por que não fazer: O entrevistador pode pedir que o candidato responda no idioma que disse dominar – podendo gerar uma situação constrangedora.
Dica: Deixe claro seu nível de fluência e, caso não seja fluente/avançado, mostre que está disposto a melhorá-lo. 

Continua depois da publicidade

5. Resultados

Alguns profissionais falam de resultados que não obtiveram, que não são reais ou que foram atingidos por outra pessoa da equipe.
Por que não fazer: O selecionador pode pedir mais detalhes de como o resultado foi alcançado e, se você não for o executor, será muito difícil de explicar. 
Dica: Antes da entrevista, avalie os resultados obtidos em sua carreira e, mesmo se forem pequenos, vale a pena contar suas contribuições. 

Cansou de trabalhar e quer viver de renda? Invista. Abra uma conta na XP