Quer trabalhar na Amazon, Google ou Netflix? Especialista diz o que você precisa para conseguir

Para conseguir um emprego em grandes companhias hoje é preciso mais do que habilidades e experiência  

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Todos os anos, o LinkedIn faz uma análise das atividade de seus mais de 500 milhões de usuários para saber quais as empresas em que as pessoas mais querem trabalhar. Este ano, no ranking global, os empregadores das áreas de tecnologia, mídia e finanças dominam a lista, com a Amazon ocupando o primeiro lugar.

Mas para conseguir um emprego em empresas como a própria varejista, Netflix ou Google é preciso mais do que habilidades e experiência, segundo Jack Welch consultora de carreira e fundadora do Jack Welch Institute, organização que auxilia jovens estudantes se tornarem melhores profissionais.

Segundo ela, “conseguir uma vaga em uma dessas empresas é como ganhar na loteria”, afirmou ao CNBC. Para se destacar do restante dos candidatos, Welch diz que é preciso do que um currículo excelente com técnica e boa formação acadêmica.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Confira 3 características que ela considera crucial para se diferenciar da concorrência:

  1. Paixão pela missão da empresa
  2. Welch diz que, para conseguir um emprego em uma das principais empresas do LinkedIn, você deve mostrar na entrevista que entende e acredita na missão e nos valores da empresa.

“Sua entrevista tem que provar que você tem uma profunda familiaridade com a alma da empresa, com seu passado e futuro”, diz ela. “E precisa deixar claro que você é movido por essa missão.”

  1. Intensidade
  2. Welch diz que trabalhar para uma das empresas líderes de mercado atualmente exige profissionais “com intensidade de sobra”. “A Tesla é uma empresa em que a excelência é o que espera. O Facebook quer que seu pessoal seja ousado, tome decisões rápidas e seja dinâmico. Não há espaço para quem não sabe trabalhar com intensidade”.

Welch diz que os principais empregadores querem candidatos confiantes cheios de idéias e energia.

Continua depois da publicidade

  1. Humanidade
  2. Sim, a maioria dos principais empregadores está à procura de candidatos com experiência no setor, mas, para realmente se destacar, Welch afirma que você também precisará demonstrar seu lado mais interpessoal com carisma e respeito pelos seus clientes, colegas e funcionários.

“As principais empresas usam suas entrevistas para buscar empatia, gentileza, coleguismo e autenticidade”, diz ela. “Eles querem ver sua humanidade na personalidade da pessoa'”

Conseguir um emprego em uma das empresas mais procuradas na América não é tarefa fácil, mas Welch diz que se você mostrar o equilíbrio certo de habilidades e personalidade, terá uma boa chance de marcar uma posição “não apenas em empresas como Amazon e Google, mas praticamente em qualquer lugar que você deseja trabalhar”.

 

Quer investir em sua carreira para aprimorar habilidades? Abra uma conta na XP. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.