Bolsa Família terá novas regras para estimular mercado de trabalho, diz ministro

Osmar Terra afirmou que mudanças serão anunciadas ainda neste mês

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Até o final do mês, serão anunciadas mudanças no programa Bolsa Família, de acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. Ele falou a respeito no evento Brasil de Ideias, de acordo com O Globo.

As novas regras, segundo o ministro, terão o intuito de estimular que beneficiários do programa adentrem o mercado de trabalho formal.

Para tanto, aqueles que conseguirem empregos que paguem entre 4 e 5 salários mínimos continuarão recebendo o Bolsa Família por dois anos, ainda segundo o jornal. Caso sejam demitidos, esses funcionários voltam a receber a bolsa automaticamente, sem a necessidade de aplicar novamente para o programa.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Terra disse, na ocasião, que as pessoas temem perder o benefício ao arrumarem o emprego, e que acabam não assinando a carteira de trabalho quando conseguem.

Ainda não definidas formalmente, as regras também preveem um prêmio às prefeituras das cidades que emanciparem famílias do programa. A bonificação seria paga em dinheiro e com a entrega de um troféu.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney