10 hábitos diários que destroem sua carreira – e como evitá-los

Alguns hábitos ruins no ambiente de trabalho podem estar levando sua vida profissional ladeira abaixo

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO –  Alguns hábitos no ambiente de trabalho podem estar levando sua vida profissional ladeira abaixo. Pensando nisso, o site Business Insider elencou 10 comportamentos que você deve evitar ao máximo – caso contrário, você corre o risco de ter problemas profissionais. Confira:

1. Você não se adapta à cultura da empresa

Cada local de trabalho opera sob seu próprio conjunto de costumes sociais. Não fazer um esforço para assimilar esta cultura pode soar como se você a reprovasse. Essa atitude pode fazer parecer que você não se importa em manter relacionamentos positivos no escritório.

Continua depois da publicidade

2. Você dá muitas desculpas

Não assumir a responsabilidade por seus erros e falhas irá derrubá-lo. Esperar até o dia da apresentação de um projeto importante para avisar que você não vai entregá-lo, por exemplo, diz ao seu chefe que não consegue administrar bem o seu tempo. E soma pontos negativos. 

3. Você faz o mínimo necessário

Mesmo se você cumprir prazos e apresentar um trabalho de qualidade, fazer apenas o mínimo faz com que você seja visto com maus olhos . Mostrar que está disposto a sempre melhorar e buscar mais resultados é sempre positivo. Procurar oportunidades em vez de esperar que elas caiam no seu colo mostra para seu chefe que você está no caminho certo.

4. Você não se veste adequadamente

Depois de um certo tempo na empresa, pode ser fácil deixar a aparência em segundo plano. Mas parar de olhar para o visual suprime sua credibilidade e autoridade e pode parecer que você não se importa com as regras estabelecidas pela empresa.

5. Você não cumpre o que fala

Quando você não consegue fazer o que diz, de reabastecer a impressora a entregar um relatório importante para seu chefe, sua reputação pode perder credibilidade. Manter sua palavra mostra que você é responsável, que seu chefe pode confiar em você e atribuir mais tarefas quando chegar a hora de uma promoção, por exemplo. 

6. Você é pessimista

Se você está habitualmente pensando de forma negativa, se torna um incômodo para seu chefe e pode arrastar a equipe inteira para baixo. Choramingar e reclamar constantemente não farão de você uma pessoa agradável para trabalhar em conjunto, e certamente não farão você ganhar pontos positivos.

7. Você ignora colegas de trabalho

Formar amizades com seus colegas é tão importante quanto cultivar relacionamentos com superiores. Esforce-se para ser conhecido e para que os colegas de trabalho gostem de você, queiram compartilhar informações e ajudá-lo quando você precisar deles.

8. Você procrastina

Deixar os projetos para o último minuto não só deixa você estressado, mas também dificulta o progresso do projeto. S estiver em trabalhando em grupo, atrasar com os prazos só prejudica cada etpa e cada integrante. E se estiver em algo sozinho procrastinar também não é bem aceito – deixar tudo para os 45 do segundo tempo pode fazer com que você entregue algo sem qualidade.

9. Você está sempre atrasado

O atraso frequente significa para os colegas e superiores que algo é mais importante do que o trabalho e que você não valoriza seu tempo. Você soa desrespeitoso e indiferente, chegando atrasado constantemente. Encontre uma maneira de ser pontual.

10. Você nunca para de falar

Sim, é ótimo conhecer seus colegas de trabalho, mas se você está constantemente se socializando, pode impedir que todos ao seu redor consigam fazer seu trabalho – inclusive você. Guarde o bate-papo para hora de almoço e intervalos para evitar incomodar os outros e se tornar a pessoa com quem ninguém quer trabalhar.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.