5 ótimas formas de puxar assunto em entrevistas de emprego

As dicas valem para passar uma imagem positiva em qualquer conversa que tenha um tom mais profissional

Paula Zogbi

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Entrevistas de emprego são momentos chave para qualquer pessoa. Ao mesmo tempo, não é nada fácil saber lidar com elas.

Para passar uma boa impressão, antes mesmo de começar a se vender, é muito importante conseguir manter uma conversa interessante para já chamar a atenção do recrutador. De acordo com J.T. O’Donnel, criadora do site de carreiras Careerealism.com, o segredo é fazer perguntas e se mostrar um bom ouvinte.

Confira 5 frases para começar conversas nos momentos despojados pré entrevista, que a especialista em carreira Amanda Augustine dividiu com o Business Insider

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

1. “Prazer. Como foi seu final de semana?”

Segundo o especialista, é uma forma de mostrar confiança, proatividade e habilidade social.

2. “Qual a melhor surpresa que você teve por trabalhar aqui?”

Continua depois da publicidade

Uma forma de focar no entrevistado e ao mesmo tempo demonstrar interesse no ambiente de trabalho. Outra opção é perguntar qual a coisa mais memorável que o entrevistador passou na empresa.

3. “Parabéns por aquele prêmio! Como sua equipe chegou lá?”

Segundo a especialista, elogios sinceros são sempre bem-vindos. Nesse caso também demonstra que a empresa em questão foi pesquisada.

4. “Li um artigo muito interessante de manhã no caminho para cá”

Se o artigo for do blog da empresa para a qual é a entrevista, melhor ainda. Isso mostra comprometimento e pesquisa. É uma oportunidade de mostrar o que você sabe a respeito de assuntos relacionados ao emprego.

5. “Você trabalha aqui por uns 5 anos, certo? Do que você mais gosta?”

Pesquisar um pouco sobre a pessoa que vai conduzir a entrevista abre espaço para este tipo de pergunta e traz boas possibilidades de conversas para quebrar o gelo – sem fugir do assunto empresa.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney