7 coisas que você deve pensar antes de largar o emprego para virar empreendedor

Na dúvida entre sair do emprego e virar empreendedor, pense no necessário e veja se vale a pena

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Anualmente, milhares de pessoas abandonam seus empregos para seguir o o sonho de construir seu próprio negócio. Elas são muitas vezes seduzidas pelas histórias de gente que ficou rica rapidamente ou a idéia de não ter chefe, definir suas próprias horas de trabalho e ter muito mais liberdade.

Infelizmente, a realidade nem sempre é esta. Confira então 7 passos para avaliar antes de sair do emprego e ter seu próprio negócio, segundo o site Entrepreneur. 

1: Grandes ideias nem sempre fazem grandes negócios

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Uma boa ideia é fundamental para começar um negócio inovador, mas não é tudo. A questão fundamental é que o empreendedor precisa pensar em algo que além de ser inovador, gere dinheiro e receita para a ideia funcionar na prática também. Grandes ideias que não geram receita irão falhar como empresas.

2: Marketing

Quando você já rentabilizou sua ideia, pense em como e por que as pessoas comprariam o que você está vendendo.

Continua depois da publicidade

Mas não pense que só porque você tem produto ou serviço que sua empresa vai dar certo, ou porque seus amigos e familiares acham que é fantástico que as pessoas vão simplesmente aparecer e comprar.

Você precisa fazer o marketing e muito. Você precisa criar uma demanda, plantar a semente e criar a necessidade. Apenas propagando a ideia do seu serviço ou produto.

3: Mais trabalho

Ser um empreendedor é ótimo e muitos sonham com isso, mas tem suas desvantagens também. Não é ter toda a liberdade do mundo para administrar como você imagina.

Esse é um mito que muitos acreditam. Você ter seu próprio negócio não significa que você vai trabalhar menos. Muito pelo contrário. Para sua empresa acontecer você terá que se esforçar muito, principalmente no início do negócio.

4: Siga o dinheiro, não apenas a sua paixão

Seguir o que você ama fazer é excelente, mas não apenas isso fará de você um grande empreendedor.

Para fazer dinheiro com um hobby, primeiro, tenha certeza de que você pode rentabilizá-lo. Em segundo lugar, você precisa ter certeza de tem mercado para o produto.

A menos que sua paixão seja fazer negócios em si, você vai acabar gastando todo o seu tempo trabalhando no que gosta, mas sem pensar em como isso pode trazer lucros.

5: Qualquer um pode ser um empresário, mas nem todos devem

Isso é como dizer que qualquer um vender, ou qualquer um pode ser um líder. Agora, é fato que nem todos sabem exatamente como fazer isso.

Ser um empreendedor é difícil, exige determinação, criatividade, foco, tenacidade, auto-confiança, etc… esta lista continua porque as funções que um empreendedor precisa executar é longa.

De acordo com a Bloomberg, 80% das empresas de ‘primeira viagem’ falem, então, embora seja verdade que qualquer um poderia ser um empreendedor, as estatísticas mostram que, no máximo, 20% consegue.

6: Você não terá só um chefe, terá muitos!

Trabalhar para si mesmo e ser seu próprio patrão não são a mesma coisa. A questão é que, quando você tem seu negócio próprio, de fato não tem um patrão acima de você. No entanto, cada cliente acaba sendo um chefe e sua função é agrada-los. Como empresário, você pode acabar respondendo a várias pessoas, em vez de apenas uma, tais como investidores, o banco ou parceiros de negócios, por exemplo.

7: Você não será bilionário em um ano

Muitos são atraídos pelo estilo de vida empreendedor, acreditando ser a maneira mais rápida de ganhar muito dinheiro. Mas a verdade é que casos de enriquecimento em pouco tempo são raríssimos. Na maioria das vezes você terá um trabalho longo e árduo até que começe a ganhar dinheiro.

Quando você segue o caminho empreendedor, você precisa ter uma grande ideia de negócio, ter um plano claro para torná-lo rentável, saber quem são os clientes ideais, como é o mercado para eles, além de enfrentar alguns anos de experiência e preparo.

Não se engane, se quer empreender esteja consciente do trabalho. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.