Publicidade
SÃO PAULO – Um dos maiores desafios dos candidatos quando estão em busca de emprego é saber sobre a cultura da empresa e sobre a vaga em questão, aponta o estudo 2016 Talents Trends feito pelo LinkedIn. Dentre as informações mais esperadas sobre a empresa, a cultura e valores são as mais importantes (66%). Salários e benefícios (54%) e missão (50%) vêm em seguida.
Além dessas categorias, candidatos explicaram ao LinkedIn que gostariam de ter uma perspectiva honesta sobre a empresa, saber as visões dos funcionários – não somente do CEO -, seu diferencial e ter uma resposta verdadeira sobre a retenção de funcionários. “Seja honesta – qual a sua taxa de rotatividade? Por que essa posição está disponível (expansão ou demissão)? Por que a pessoa dessa posição deixou a empresa?”, sugeriu um dos entrevistados.
Eles também apontaram que não ter respostas da empresa após aplicar para uma vaga, ter dificuldades na negociação e falta de transparência na comunicação durante o processo também são problemas.
Oferta Exclusiva para Novos Clientes
Jaqueta XP NFL
Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano
A vaga também é importante
Saber sobre a empresa é um dos pontos apontados, mas os candidatos também desejam ter mais informações sobre a vaga. A trajetória de carreira, expectativas e carga de trabalho, perspectivas dos funcionários e como é um dia no cargo são outras características que os candidatos querem saber.
A maioria (66%) dos candidatos que têm interesse em uma vaga de emprego já conhecia a empresa antes e também afirmam (44%) que a probabilidade de responder uma mensagem do LinkedIn sobre uma vaga é maior se já conhecerem a marca.
Falta de oportunidades
Cerca de 43% dos entrevistados deixaram seu antigo emprego por conta da falta de oportunidades e avanço na carreira. Eles também apontaram que a falta de trabalhos desafiadores (35%) e a insatisfação com o salário (29%) são motivos.
Continua depois da publicidade
Ainda assim, 41% afirmam não ter a perspectiva de ficar mais de 2 anos em uma mesma empresa.
Metodologia
Mais de 26 mil entrevistados de todo o mundo compartilharam quais são os hábitos de busca por empregos para o levantamento; outras 7 mil pessoas que mudaram de emprego explicaram o que as levou a isso.