7 coisas para fazer imediatamente se você acha que está para ser demitido

Essa situação pode acontecer com qualquer profissional que acha que está com seu emprego sob risco

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – A maior parte das pessoas fica surpresa quando ouve as palavras “você está despedido” da boca de seus chefes. Eles estavam cegos para os fatos porque não estavam de olho no assunto, ou então estavam ignorando os sinais. Mas os profissionais mais precavidos estão sempre de olho nos sinais de que seus empregos estão em perigo. Assim, a colunista do site Business Insider Jacquelyn Smith lista várias coisas para se fazer ao se sentir em uma situação de risco no trabalho. O InfoMoney compilou sete delas a seguir.

1 – Não entre em pânico
Se você acha que está para ser demitido, é natural ficar nervoso. Mas lembre-se que os sinais podem ser alarmes falsos e que, em muitos casos, os rumores se espalham muito rápido e nem sempre têm conexão com a realidade. Antes de concluir qualquer coisa e começar a ficar nervoso, fale com seu chefe para saber como anda sua performance.

2 – Mantenha uma conversa em tom neutro com seu chefe
Essa é a oportunidade perfeita para levantar suas preocupações, fazer perguntas e ver se há algo que você possa ou poderia ter feito para melhorar as chances de manter seu emprego. Converse de mente aberta e com sugestões criativas, explore outras opções, como uma transferência para outro departamento, talvez.

Continua depois da publicidade

3 – Peça um feedback honesto para seu chefe
Mesmo que seu chefe diga algo que você não quer ouvir, não saber é pior do que qualquer má notícia. Tome notas sobre o que precisa mudança, faça um plano de ação e não tenha medo de fazer perguntas, tudo isso é melhor do que ficar na defensiva.

4 – Não acredite em tudo que seu chefe disser
Com certeza vale a pena conversar com seu chefe, mas lembre-se que ele pode não dar uma resposta honesta sobre o seu risco de ser demitido ou não. Leve qualquer coisa que ele dizer com um pouco de desconfiança.

5 – Melhore em habilidades necessárias
Se você sentir que pode avançar na carreira ao fazer um curso, agora pode ser uma boa hora. Talvez não ter uma habilidade competitiva tenha feito você ficar para trás e, mesmo que não sirva de muita coisa agora, esse curso pode ajudar você no mercado depois. Além disso, mantenha uma linha de comunicação aberta com seu chefe sempre.

6 – Documente tudo
Ter uma pasta com as coisas de seu trabalho é uma boa coisa, independentemente de seu status no trabalho. E pode ser útil se seu chefe demitir você sem nenhuma razão legítima. Se precisar refutar uma avaliação ruim de seu trabalho, ter cumprimentos ao seu serviço de colegas e chefes guardados também pode ser uma boa ideia.

7 – Não se demita antes de ter certeza
Não tome decisões irracionais, como se demitir por medo de ser demitido. Você pode não estar sofrendo tanto risco quanto pensa e quão idiota você se sentiria se descobrisse depois que não estava com a cabeça na guilhotina?