Os 10 países onde os jovens mais trabalham no mundo

Fazer horas extras é uma realidade para muitos, mas na geração Y isso chega a extremos

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Trabalhar apenas 40 horas semanais já deixou de ser a regra geral para muita gente. De acordo com uma pesquisa de dezembro do ano passado, 76% dos brasileiros fazem horas extras por padrão – trabalhando pelo menos nove horas uma ou mais vezes na semana. Agora, um novo levantamento mostrou que o hábito de trabalhar muito vem principalmente dos jovens da chamada Geração Y.

De acordo com o estudo ManpowerGroup, 73% dos jovens trabalham mais de 40 horas semanais. Mais impressionante: 25% do grupo correspondente à Geração Y chega a completar 50 horas semanais ou mais.

Além disso, embora ainda sejam muito novos, boa parte deles (27%) prevê que só chegará à aposentadoria depois dos 70 anos de idade. O vislumbre do descanso é ainda mais longínquo para uma porcentagem um pouco menor: 12% da geração do milênio acredita que trabalhará a vida inteira.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Não há um padrão geográfico ou de situação socioeconômico claro: os jovens que fazem mais de uma hora extra por dia útil estão em variados continentes e faixas de PIB per capita – tanto na Noruega como Brasil, com seus US$ 100 mil e US$ 11 mil, respectivamente, a geração Y trabalha o mesmo número de horas semanais. 

Confira a seguir os 10 países que mais trabalham ao redor do mundo:

  País Horas trabalhadas na semana
1. Índia 52
2. México 48
2. China 48
2. Singapura 48
3. Suíça 47
3. Grécia 47
4. Japão 46
5. Estados Unidos 45
5.  Brasil 45
5. Noruega 45

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney