5 dicas para negociar o salário durante uma entrevista de emprego

Segundo Patricia Tourinho, gerente-executiva da Michael Page, nesse momento o candidato deve se mostrar calmo e coerente

Júlia Miozzo

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Em processos seletivos, a remuneração do cargo pode ser determinada desde o início, o que é menos comum, ou ser abordada apenas no final do processo, em conversa com o candidato. De qualquer forma, esse é um dos pontos que são considerados mais importantes.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

Segundo Patricia Tourinho, gerente-executiva da Michael Page, nesse momento o candidato deve se mostrar calmo e coerente. “Compreender o cenário macroeconômico, ter clareza nos seus objetivos de carreira e ser realista na pedida salarial podem fazer a diferença a favor do executivo no processo de seleção”, explicou.

Pensando em orientar os profissionais a negociar o valor da remuneração ou ser o primeiro a abordar o assunto durante o processo, a Michael Page elaborou algumas dicas para os candidatos. Confira:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

1. Foque em seu projeto
Não tenha pressa em conversar sobre as remunerações: a princípio, você deve focar no projeto e na posição que pode conquistar. Nesse começo do processo seletivo, você deve dar mais atenção às suas competências, experiências, etc, para que as chances do processo ter continuidade sejam maiores.

2. Não pressione
O normal em processos seletivos é conversar sobre a remuneração apenas ao final das entrevistas, logo nas últimas etapas. Por isso, por mais importante que esse fator seja, evite pressionar o entrevistador para conversar sobre sua remuneração ou trazer o assunto à tona quando não for apropriado.

3. Avalie a remuneração total
É importante que você pense na remuneração anual que a empresa oferece, o salário, os benefícios e até o variável proposto para essa remuneração, dando maior atenção às maneiras que permitem que você atinja a remuneração variável.

Continua depois da publicidade

Tenha em sua mente a proposta clara da empresa para ter maior segurança sobre sua remuneração.

4. Tenha bom senso
Mesmo que a remuneração oferecida esteja abaixo da média ou desatualizada, você não conseguirá ajustá-la em uma só movimentação. Por isso, vá com calma e não espere que esse valor tenha todo o aumento necessário rapidamente e em apenas uma conversa.

Leve em conta que algumas companhias estabelecem salários mais baixos para períodos de experiência, podendo aumenta-los depois.

5. Seja transparente
Quando for abordar o assunto da remuneração, você deve agir de forma aberta e natural. Informe qual é o seu pacote salarial atual – ou último – mas evitando dizê-lo de forma agressiva ou que demonstre alguma pressão sobre a empresa.

Uma boa dica é, antes de tudo, verificar se a companhia já tem uma faixa de salário definida para a vaga em questão.

Tópicos relacionados