Publicidade
SÃO PAULO – Com a crise econômica, conseguir um emprego está cada vez mais difícil: no último trimestre, segundo o IBGE, a taxa do desemprego brasileiro chegou a 9,5%. Por isso, uma vez que se chega lá, a última coisa que um profissional quer é “passar em branco”.
Nos primeiros dias de trabalho, a situação de desconforto e a ambientação podem dificultar na tarefa de impressionar colegas e superiores. Mesmo no momento de conhecer suas funções e colegas, a primeira impressão pode ser essencial para o reconhecimento no futuro.
O site de pesquisas sobre empresas Love Mondays separou uma lista de pontos a se atentar nestes primeiros momentos em um novo emprego. Confira:
Masterclass
O Poder da Renda Fixa Turbo
Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
1. Checklist das boas impressões
Algumas pequenas atitudes que “pegam bem” são de conhecimento geral. É sempre bom, por exemplo, chegar um pouco antes do horário no primeiro dia, usar roupas apropriadas, cumprimentar as pessoas e coletar algumas informações sobre a empresa para estar bem informado.
Para não esquecer de nada disso, faça uma lista – ainda que mental – de itens fundamentais para causar uma boa impressão inicial.
Continua depois da publicidade
2. Se mostre disponível
Mesmo não sabendo muito sobre o emprego ainda, é importante demonstrar disposição para ajudar e aprender desde o início.
Quando achar necessário, pode opinar sobre os assuntos discutidos sem medo, dê soluções e opiniões para mostrar seu valor.
3. Demonstre consideração
Com relação aos colegas, é importante estar disposto a ajudar. Ouça tudo o que for dito com atenção, nunca corte a fala de outra pessoa e evite comentários negativos.
4. Compreenda as expectativas
Ao contratar um funcionário, a empresa espera algo dele. Não hesite em perguntar quais são essas expectativas para estar em linha com elas. Entenda as prioridades e os problemas que devem ser resolvidos, entenda qual será a forma de avaliação de seu desempenho e como será dado esse feedback.
5. Mantenha a calma
É comum estar com a ansiedade em alta nos primeiros dias de um novo emprego, mas manter a calma é fundamental.
Nem os resultados e nem os elogios ao seu trabalho virão imediatamente, e é preciso ter isso em mente. Mantenha o foco e faça um bom trabalho, sem afobação.
Leia também: