7 dicas para dar o melhor feedback à sua equipe

É ideal que exista diálogo entre gestor e colaborador, de maneira que o primeiro deve descrever quais são os aspectos a ser melhorados, explicando quais são as expectativas da empresa com relação a ele

Júlia Miozzo

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SÃO PAULO – Dar feedback é um passo essencial para o bom desempenho de todos os colaboradores da empresa e, por isso, deve ser feito com frequência. Mas, se for feito de maneira errada, pode ser algo prejudicial para a equipe e até diminuir a produtividade.

Muitos gestores e líderes ainda são relutantes com o feedback e não têm o costume de dá-lo a sua equipe – e esse pode ser um erro gravíssimo.

Confira, segundo o site Love Mondays, as dicas que farão do seu feedback algo construtivo e indispensável para sua empresa:

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1. Seja positivo e evite ser moralista
O feedback não tem como objetivo criticar o funcionário, mesmo que seu desempenho não tenha sido o melhor. Apenas classificar seu trabalho de maneira ruim também não fará com que ele traga mais resultados.

É ideal que exista diálogo entre gestor e colaborador, de maneira que o primeiro deve descrever quais são os aspectos a ser melhorados, explicando quais são as expectativas da empresa com relação a ele – e motivá-lo a encontrar tais expectativas, não o contrário.

2. Dê orientações
É sempre bom que seu subordinado tenha alternativas e opções para conseguir crescer no cumprimento de suas atividades. Muitas vezes, os erros são involuntários e ele realmente acredita que está dando o seu melhor.

Ao invés de ser quem o pressiona por conta disso, seja alguém que facilite: mostre-o como ele pode deixar de errar e porque esse é um passo tão importante.

3. Deixe o outro se expressar
Ao dar feedback, é importante ouvir na mesma proporção em que se fala – e você deve encorajá-lo a dizer quais são suas dúvidas, pontos de vista e como se sente em relação ao local em que trabalha e seu próprio trabalho.

Essa troca é essencial para o bom desempenho de ambas as partes e para que nenhum clima desagradável exista entre gestor e colaborador.

4. Fale sobre as coisas boas
Os acertos e atitudes positivas também devem ser apontador – somente assim é possível saber como continuar alinhado à proposta da empresa e crescendo dentro dela. Essa é uma forma de incentivar o colaborador a sempre fazer mais.

5. Acompanhe os resultados
Após o feedback, as mudanças apontadas e orientadas devem ser colocadas em prática, mas em quanto tempo os resultados aparecerão pode variar – e depende de você estabelecer algum prazo para que isso aconteça o quanto antes. A partir de então, acompanhe os resultados e postura e avalie se é necessário outro feedback.