Funcionários da Apple contam como é trabalhar na maior empresa do mundo

Mesmo que a empresa mantenha segredo sobre tudo o que acontece internamente, alguns funcionários revelam suas experiências no site Quora

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A Apple é conhecida por ser extremamente reservada sobre como suas operações diárias são feitas. Um caso famoso foi o desenvolvimento do iPad: os próprios funcionários não sabiam no que estavam trabalhando até Steve Jobs revelar o resultado para o mundo em um evento.

Ainda assim, alguns funcionários e ex-funcionários compartilharam suas opiniões e experiências sobre trabalhar na empresa no site Quora – e as revelações são surpreendentes.

Confira a seleção de alguns segundo o Business Insider:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Não fale sobre a Apple
Segundo o ex-designer de interface de usuário, Justan Maxwell, a primeira regra da Apple é não falar sobre a Apple. “A ideia geral é esta: você faz parte de algo muito maior do que você. As ideias sobre as quais você fala no corredor, os truques que você descobriu, a nova técnica, tudo é parte de seu trabalho, algo pelo qual você é pago pelo sucesso da Apple, não algo que você precisa divulgar ao mundo para satisfazer seu ego”, explicou.

O café é maravilhoso
Um funcionário anônimo da empresa contou que o Campus da Apple é um lugar maravilhoso, com um prédio enorme circundante ao prédio central com grama, calçadas e uma cafeteria maravilhosa.

E-mails chegam a todo o momento
“Você recebe um e-mail encaminhado que não é para você. Você só sabe que existe esse incêndio de e-mails que chegam às 2:45 da manhã e existem vice-presidentes ou executivos que estão lutando para receber uma resposta. E isso acontece semana após semana ao longo dos anos”, explicou o ex-diretor de aplicativos do iOS, Nitin Ganatra.

Continua depois da publicidade

Você deve responder, não importa qual seja o horário
O ex-diretor de tecnologias da internet Don Melton explica que, para a empresa, todos os e-mails e mensagens devem ser respondidos, não importa qual a hora. Isso inclui os que chegam às 2:45 da manhã. 

Todo domingo é dia de trabalho
“Domingo é um dia de trabalho para todas as pessoas na Apple porque no dia seguinte acontece a reunião executiva. Então fique com seu celular, sente-se em frente a seu computador, não importa se seu programa favorito está passando na televisão”, também contou Melton. A única folga dominical? Quando o programa de televisão favorito de seu chefe estivesse passando. 

“Quando Steve estava vivo, ele conseguia o que queria”
Segundo Chad Little, ex-designer da Apple, a empresa “é um mix bem dividido de tapete vermelho corporativo e políticos misturados com um clima de emergência de startup quando um pedido vinha de Steve”. Um projeto que Jobs não estivesse envolvido demoraria meses para ir adiante. Um que ele estivesse, seria feito o mais rápido possível.

O sigilo faz parte da cultura
“O sigilo não se estende somente para o público, mas também acontece internamente”, comentou o ex-engenheiro e arquiteto de soluções Dave Black. “Você simplesmente não fala internamente ou externamente sobre o que está trabalhando a não ser que seja uma situação em que as pessoas precisam saber”.

“Getting shirtified”
Segundo os funcionários da Apple Store, quando os novos funcionários acabam o treinamento e vão começar a trabalhar de fato na empresa, isso se chama “get shirtified” – algo como “encamisado”, querendo dizer que o funcionário vestiu a camisa da empresa.

“Tudo é decidido pela equipe de marketing”
“Tudo, e eu realmente digo tudo, é decidido pela equipe de marketing da Apple e dois revisores na costa leste”, escreveu um anônimo. 

Apple é uma contradição ambulante
Um funcionário que se chamou de TC Dotson afirmou que a Apple se importa com sua imagem acima de tudo. “De um lado, você tem diversos pôsteres de “pense diferente” nas paredes. Por outro, a Apple tem as regras mais restritas de qualquer lugar que já trabalhei”, explicou.

“É bem comum”
“Boa parte de nosso tempo é gasto sentando em nossas mesas, escrevendo códigos, criando apresentações, tentando entender algumas planilhas de Excel, etc”, escreveu um anônimo.