19 atitudes que estão destruindo a sua carreira (e muitas você não percebeu)

Alguns hábitos que nos parecem comum podem estar prejudicando nossa carreira

Júlia Miozzo

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SÃO PAULO – Existem muitos erros que podem instantaneamente destruir sua reputação no trabalho ou, até mesmo, fazer com que você seja demitido. O mais comum, entretanto, é o acúmulo de atitudes que nem consideramos erradas e muitas vezes passam despercebidas, mas que podem ser prejudiciais.

Pensando nisso, o Business Insider selecionou alguns hábitos frequentes que podem estar prejudicando, sem que você perceba.

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1. Não se adaptar à cultura da empresa
Mesmo que as empresas sejam do mesmo ramo, elas sempre terão seus próprios costumes e políticas – e cabe a você, como funcionário, adaptar-se a ela. Caso contrário, as pessoas podem começar a ter uma má impressão de você.

2. Inventar desculpas para tudo
Não tomar responsabilidade por seus erros e falhas é algo que não pode durar muito tempo. Por exemplo, esperar até o dia em que um projeto chega ao dia final para explicar porque você está atrasado mostra a seu chefe que você não sabe controlar seu tempo.

3. Fazer sempre o mínimo
Mesmo que você saiba lidar com os prazos e entregue trabalho de qualidade, fazer apenas o mínimo pode fazer com que você soe complacente. Por outro lado, buscar oportunidades e correr atrás pode mostrar que você se importa com o futuro da empresa e está motivado.

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4. Não manter sua palavra
Quando você não cumpre com o prometido, por menor que seja a responsabilidade, você ganha a reputação de não ser confiável. Por isso é sempre importante manter sua palavra, mostrando que você pode ser confiado com maiores responsabilidades e pode ser considerado para uma promoção.

5. Se vestir de maneira inadequada
Uma vez que você já está empregado na empresa, começar a se importar menos com sua aparência é algo que acontece facilmente. Falhar nesse aspecto pode prejudicar sua credibilidade e mostrar que você não se importa.

6. Ser pessimista
Se você possui uma atitude ruim constantemente, são grandes as chances de você se tornar um fardo para seu chefe – o que pode prejudicar toda a equipe em que trabalha. Lembre-se: reclamar e choramingar constantemente te torna uma pessoa não muito agradável de conviver e, com certeza, isso acontecerá em seu ambiente de trabalho.

7. Ignorar seus colegas de trabalho
Crie amizades com seus colegas de trabalho, isso é tão importante quanto criar relações com os superiores de sua empresa. Esforce-se para ser uma pessoa querida entre eles e, assim, eles te ajudarão quando precisar e compartilharão informações valiosas com você.

8. Estar na defensiva
Ninguém espera que você seja perfeito, mas estar constantemente na defensiva faz parecer que você não é profissional. Se você não dá atenção à críticas construtivas ou assume seus próprios erros, isso demonstra que você não faz esforços para melhorar a si mesmo.

9. Escrever e-mails indelicados
Não importa o quão amigável você é pessoalmente, uma linguagem inadequada pode ser mal interpretada em um e-mail. Mesmo que não seja intencional, esses e-mails podem prejudicar sua reputação no escritório e fazer com que as pessoas não queiram mais interagir com você.

10. Procrastinar
Adiar projetos até o último minuto não somente te estressa, mas também dificulta o progresso de todas as demais pessoas que dependem da sua parcela de trabalho. Se algo der errado, você será o primeiro a ser culpado.

11. Não fazer contribuições significativas
Dizer algo em uma reunião apenas por dizer não acrescenta nada de produtivo. Ao invés disso, prepare-se e lembre-se de que qualidade é melhor do que quantidade em termos de compartilhar ideias.

12. Sempre se atrasar
Atrasos frequentes demonstram que algo é mais importante para você do que o trabalho. De certa maneira, cria uma aparência de que você não respeita o tempo do próximo e não se importa. Procure sempre encontrar uma maneira de ser pontual.

13. Nunca parar de falar
Conhecer e conversar com seus colegas de trabalho é ótimo, mas socializar e conversar o tempo todo pode impedir que a pessoas ao seu redor terminem seu trabalho – ou o façam. Guarde as conversas para o almoço e as pausas para evitar qualquer incômodo.

14. Ignorar e-mails
Não responder os e-mails em uma parcela de tempo razoável não somente frustra as pessoas que precisam de respostas como passa uma impressão de que você não se importa ou que não é algo importante. Pode, inclusive, comprometer seu trabalho, caso seja enviado algo importante que você não perceba.

15. Ser grosseiro
Você pode ser o melhor no que faz, mas isso não importa se ninguém quer trabalhar com você. Ser indelicado e grosso pode afastar seus colegas e, principalmente irritar seus superiores.

16. Não focar em metas de longo prazo
Embora seja importante se engajar com seu trabalho do dia a dia, é igualmente crucial pensar sobre o futuro de sua carreira. Não se preocupe com oportunidades apenas pelos benefícios instantâneos, como um salário maior, mas pense em como elas podem afetar toda a sua carreira.

17. Ignorar sua rede de contatos
Não fazer conexões com as pessoas de sua indústria podem te colocar em desvantagem, principalmente se você está no início de sua carreira. Mesmo que você esteja na indústria por um tempo, ainda é importante manter contatos.

18. Ser arrogante
Não importa o tamanho de sua experiência, agir como uma pessoa que sabe de tudo irritará todos com quem trabalha rapidamente. Procure sempre ficar aberto a novas ideias e aprender o que for possível.

19. Evitar feedback
Caso seu superior peça para você fazer alguma mudança, você deve fazer mesmo que não concorde com sua opinião. Mesmo que a sua maneira seja superior, não responder ao feedback faz você parecer egoísta e uma pessoa difícil de trabalhar.

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