Saiba como escolher sua carreira através da sua personalidade

MBTI separa as pessoas em 16 tipos de personalidades que podem influenciar na hora de escolher uma profissão

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Na hora de escolher uma profissão muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual carreira seguir. Existem algumas carreiras que são melhores para determinados tipos de personalidades, tanto que algumas empresas têm usado testes psicológicos para encontrar padrões de personalidade e assim recrutar profissionais de acordo com suas características pessoais.

Você já ouviu falar do MBTI (Myers-Briggs Type Indicator)? A teoria foi criada pelas estudiosas norte-americanas Katherine Briggs e Isabel Myers e se baseia nos tipos psicológicos descritos pelo psiquiatra suíço Carl Jung.

São determinados 16 tipos de personalidade e daí é possível selecionar as profissões que melhores se encaixam com o perfil. Para descobrir qual é a sua personalidade, faça o teste aqui.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Funciona assim: o indicador se baseia em quatro eixos de preferências psicológicas. O primeiro mostra como interagimos com outras pessoas (introvertidos ou extrovertidos); segundo aspecto determina como vemos o mundo e processamos informações (intuitivos ou observadores); outro aspecto determina como tomamos decisões e lidamos com emoções (pensantes ou sentimentais); e o último reflete sobre a nossa abordagem ao trabalho, planejamento e tomada de decisões (julgadores ou exploradores).

Além desses quatros aspectos, alguns estudiosos falam em um quinto eixo, que mostra o quão somos confiantes em nossas habilidades e decisões (assertivos ou cautelosos). Veja:

Mente
Tipo Características
Introvertidos (I)  Preferem atividades solitárias, pensam antes de falar, ficam exaustos com interação social
Extrovertidos (E) preferem atividades em grupos, pensam enquanto falam, ganham energia com interação social
Energia
Tipo Características
Intuitivos (N) São criativos, confiam na sua intuição, são cheios de ideias, focam no que poderá acontecer
Observadores (S) São pé-no-chão, confiam nos seus sentidos e em assuntos práticos, focam no que já aconteceu
Natureza
Tipo Características
Pensantes (T)  São fortes, seguem sua mente, focam na objetividade e racionalidade
Sentimentais (F) São sensíveis, seguem seus corações, focam na harmonia e cooperação
Táticas
Tipo Características
Julgadores (J) São decisivos, preferem regras claras e orientações, veem prazos como sagrados, buscam fechamento
Exploradores (P) São muito bons na improvisação, preferem manter suas opções abertas, são relaxados com seu trabalho, buscam liberdade
Identidade
Tipo Características
Assertivos (A) São emocionalmente estáveis, calmos, relaxados, se negam a se preocupar muito
Cautelosos (C) São inibidos, se preocupam com a sua imagem, buscam o sucesso, são perfeccionistas

As combinações das quatro características principais resultam num universo de 16 tipos psicológicos. Confira a descrição de cada um e quais as melhores áreas para se trabalhar:

Continua depois da publicidade

Analistas
1- INTJ (“Arquitetos”)

É um dos tipos de personalidades mais raros e com grande capacidade estratégica e que tem conhecimento de suas qualidades. Os INTJs formam só 2% da população, e as mulheres com este tipo de personalidade são ainda mais raras, formando só 0,8% da população.

As pessoas com o tipo de personalidade são imaginativas e decididas, ambiciosas, mas reservadas, incrivelmente curiosas e não desperdiçam sua energia. Além disso, elas são definidas pela sua tendência de andar pela vida como se fosse um grande “tabuleiro xadrez”, com peças constantemente mudando com consideração e inteligência, sempre acessando novas táticas, estratégias e planos de contingência.

As melhores opções de carreira são engenharia, direito, redação, pesquisa e consultoria.

2- INTP (“Lógicos”)
Apenas 3% da população tem essa personalidade. Em geral, as pessoas INTP se orgulham da sua criatividade e engenho, sua perspectiva única e intelecto vigoroso. Normalmente conhecidos como filósofos, arquitetos, ou o professor sonhador, os INTPs têm sido responsáveis por muitas descobertas científicas ao longo da história. Além disso, são conhecidos por suas teorias brilhantes e lógica implacável.

A única coisa que realmente pode atrasar o INTP é o seu medo constante de falhar. Essa personalidade é tão propensa a reexaminar seus próprios pensamentos e teorias, preocupando-se que esqueceram algum pedaço essencial do quebra-cabeça, que podem ficar estagnados.

Pessoas com essa personalidade podem se dar bem em várias áreas, com destaque para engenharia, arquitetura, urbanismo, desenvolvimento de sistemas, TI, ciências da computação, entre outras.

3- ENTJ (“Comandantes”)
Os ENTJs são líderes naturais. As pessoas com esse tipo de personalidade incorporam os dons do carisma e da confiança, e projetam autoridade de um jeito que atraí multidões em busca de um objetivo em comum. No entanto, são caracterizados por um nível cruel de racionalidade, usando sua motivação, determinação e mente astuta para atingir o que eles desejam.

As pessoas com essa personalidade gostam de desafios e acreditam que, com a quantidade certa de tempo e recursos, eles podem atingir qualquer objetivo. Essa característica torna as pessoas com o tipo de personalidade ótimos empreendedores.

Com essa personalidade, é possível se dar bem nas áreas de engenharia, economia, direito, vendas, publicidade, edição, entre outras, além do empreendedorismo de uma forma geral.

4- ENTP (“Inovadores”)
Tendo certo prazer em ser menos favorecido, o ENTP aproveita o exercício mental encontrado em questionar o modo de pensamento dominante, tornando eles essenciais para a reformulação de sistemas ou para agitar as coisas e enviá-las em novas direções inteligentes; eles não gostam de trabalhos rotineiros.

As pessoas com essa personalidade amam fazer brainstorming e pensar grande, mas irão evitar fazer o trabalho braçal a qualquer custo. Os ENTPs costumam criar ideias originais, e depois dão um passo para trás e deixam que outros tipos de personalidades assumam as logísticas de implementação e manutenção.

As melhores carreiras são aquelas que permitem fazer experimentos com novos produtos, serviços e soluções, como arquitetura, design, criação, administração, física, química e farmácia.

Diplomatas
5- INFJ (“Advogados”)

Pessoas com essa personalidade nascem com um senso de idealismo e moralidade. Não são sonhadores e sim indivíduos capazes de tomar passos concretos para realizar seus objetivos e deixar um impacto positivo.

Os INFJs tendem a ter como propósito de vida ajudar ao próximo, mas enquanto pessoas com esse tipo de personalidade podem ser vistas participando de esforços de recuperação e fazendo caridade, a sua paixão verdadeira é chegar ao ponto principal do problema, para que as pessoas não precisem ser resgatas.

Pela sua capacidade de orientar o potencial humano, costumam se dar bem no desenvolvimento de indivíduos e equipes; as carreiras mais indicadas são psicologia, terapia, educação, coaching, mentoria e assessoria de imprensa.

6- INFP (“Mediadores”)
As personalidades INFP são verdadeiros idealistas, sempre procurando o bem, mesmo nas piores pessoas e eventos, encontrando caminhos para tornar tudo melhor. Enquanto eles podem ser vistos como calmos, reservados, ou até mesmo tímidos, os INFPs tem uma paixão e um fogo que podem realmente brilhar.

Os INFPs são guiados pela pureza de suas intenções, não por gratificações e punições. As pessoas que compartilham esse tipo de personalidade sentem orgulho dessa qualidade. Além disso, contam com um talento para a auto expressão, revelando sua beleza e seus segredos através de metáforas e personagens fictícios. A força dessa comunicação intuitiva é útil para trabalhos criativos, e não é surpresa que muitos dos INFPs famosos são poetas, atores e escritores.

Logo, as profissões ideais para esse tipo de personalidade são diplomacia, direito, jornalismo, trabalho voluntário e política.

7- ENFJ (“Protagonistas”)
Os ENFJs são líderes naturais, cheios de paixão e carisma. Formando cerca de 2% da população, muitas vezes eles são nossos políticos, treinadores e professores, estendendo a mão e inspirando os outros a fazerem o bem para o mundo

Eles também possuem uma grande capacidade para refletir e analisar seus próprios sentimentos, entretanto, ao se envolverem muito na situação de outra pessoa, podem desenvolver uma espécie de “hipocondria emocional”, vendo o problema dos outros em si mesmo.

Trabalhos nas áreas de educação, coaching, mentoria, educação física, diplomacia e trabalho voluntário são bons para pessoas desta personalidade.

8- ENFP (“Ativistas”)
O tipo de personalidade ENFP é de um verdadeiro espírito livre. Eles são o coração da festa, mas estão menos interessados na animação pura e no prazer do momento e sim em aproveitar as conexões sociais e emocionais que fazem com os outros. Essa energia muitas vezes os colocam no centro das atenções, sendo vistos como líderes ou gurus pelos seus companheiros.

Eles tendem a ver a vida como um quebra-cabeça grande e complexo, onde tudo está conectado. Também são intensamente independentes, e, muito mais do que estabilidade e segurança, eles anseiam por criatividade e liberdade. Eles podem facilmente perder a paciência ou se tornar abatidos se ficarem presos em um papel chato.

Os exemplos de carreira para esta personalidade são direito, diplomacia, esportes, política, trabalho voluntário, entre outras.

Sentinelas
9- ISTJ (“Logisticos”)

As suas características principais são integridade, lógica prática e dedicação incansável ao trabalho, o que os torna essenciais para muitas famílias, assim como empresas que valorizam tradições, regras e padrões, como escritórios de advocacia, órgãos reguladores e militares.

As pessoas com o tipo de personalidade ISTJ gostam de assumir a responsabilidade por suas ações, e se orgulham do trabalho que fazem. Essas pessoas não fazem presunções, preferindo analisar seus arredores, verificar os fatos e criar planos de ações práticos.

Os ISTJs tem pouca tolerância para indecisão, mas perdem a paciência ainda mais rapidamente se o caminho escolhido é desafiado com teorias impraticáveis. Carreiras como contabilidade, finanças, auditoria, administração pública, gestão de projetos, pesquisa e saúde são ideais.

10- ISFJ (“Defensores”)
Os ISFJs são verdadeiros altruístas, reunindo a bondade com a bondade excessiva, e se engajando no trabalho e nas pessoas que eles acreditam, com muito entusiasmo e generosidade. Combinando o melhor da tradição e do desejo de fazer o bem, o ISFJ é encontrado em áreas profissionais como a medicina, a educação e o trabalho social.

As com essa personalidade são normalmente meticulosos ao ponto do perfeccionismo e, apesar de procrastinarem, eles podem sempre ser confiados para que um trabalho seja feito dentro do tempo desejado. Os ISFJs levam suas responsabilidades a um nível pessoal, e constantemente fazem tudo o que for possível para exceder as expectativas e encantar os outros.

As áreas de assistência social, liderança comunitária ou religiosa, gestão ambiental, política e trabalho voluntário podem garantir uma boa carreira para os ISFJs.

11- ESTJ (“Executivos”)
Abrangendo os valores da honestidade, dedicação e dignidade, as pessoas com o tipo de personalidade ESTJ são valorizados pelos seus conselhos inteligentes e orientações, e eles alegremente lideram o grupo em caminhos difíceis. Se orgulhando de unir as pessoas, os ESTJs normalmente assumem papéis de organizadores da comunidade, trabalhando para unir todos na celebração de eventos locais, ou na defesa de valores tradicionais que mantém famílias e comunidades unidas.

Os ESTJs tem consciência dos seus arredores e vivem em um mundo de fatos claros e verificáveis. Porém, não trabalham sozinhos, e esperam que a sua ética de trabalho e confiabilidade sejam recíprocas.

As pessoas com essa personalidade representam uma imagem clássica do cidadão modelo: eles ajudam os vizinhos, seguem a lei, e tentam fazer com que todos participem nas comunidades e organizações que eles prezam.

As carreiras ideais são administração de empresas, vendas, finanças, contabilidade e gestão pública.

12- ESFJ (“Cônsules”)
As pessoas que compartilham o tipo de personalidade ESFJ são populares, ditam moda, são o centro das atenções e lideram suas equipes para a vitória e a fama. As personalidades ESFJ são criaturas sociais e prosperam para ficarem atualizados com o que seus amigos estão fazendo.

Os ESFJs são altruístas, e levam a sério sua responsabilidade de ajudar e fazer a coisa certa. Além disso, irão basear suas morais em tradições pré-estabelecidas e em leis, seguindo a autoridade e as regras, ao invés de encontrar a moral na filosofia e no misticismo.

Eles amam servir, aproveitando qualquer papel que lhes permita participar de uma forma significante, desde que saibam que estão sendo valorizados e apreciados, e sabem respeitar hierarquias.

Carreiras nas áreas de consultoria, assessoria, relações públicas, educação física, comunicação com o mercado e política são ideais.

Exploradores
13- ISTP (“Vistuosos”)

As pessoas com esse tipo de personalidade são “fazedores naturais”, indo de projeto em projeto, construindo o que é útil e o superficial só pela diversão, e aprendendo com o seu ambiente. Normalmente são mecânicos e engenheiros.

Os ISTPs exploram ideais através da criação, resolução de problemas, testes e erros e experimentação. Eles aproveitam quando outras pessoas se interessam pelos seus projetos e, às vezes, nem se importam de invadirem seu espaço. Eles gostam de ajudar e compartilhar experiências. O maior problema para os ISTPs é que eles agem rápido demais, não valorizando sua natureza permissiva e presumindo que os outros fazem o mesmo.

Os principais exemplos de carreira são engenharia, esportes, educação física, pilotagem, artes e saúde.

14- ISFP (“Aventureiros”)
Os tipos de personalidade ISFP são verdadeiros artistas e gostam de alterar as expectativas tradicionais com experimentos na beleza e no comportamento. Eles vivem em um mundo colorido e sensual, inspirado pelas conexões com pessoas e ideias.

Os ISFPs são sensíveis às emoções dos outros e valorizam a harmonia. Quando assolados com criticismo, pode ser um desafio para as pessoas deste tipo conseguirem se distanciar e não ficarem de cabeça quente.

Carreias como artes plásticas, teatro, música, gastronomia e química podem ser boas escolhas.

15- ESTP (“Empreendedores”)
Os tipos de personalidade ESTP sempre impactam nos seus arredores. Eles sabem mantém a conversa energética, com uma boa dose de inteligência, mas gostam de falar de fatos. Eles são forçados a tomar decisões críticas baseadas na realidade imediata dos fatos, em um processo de estímulos de resposta racionais.

Inspiradores, persuasivos e alegres, eles são líderes naturais, por isso, se dão bem em carreiras como administração de novos negócios, empreendedorismo, gestão e relações públicas.

16- ESFP (“Animadores”)
Nenhum outro tipo de personalidade é tão generoso com seu tempo e energia como os ESFPs. Eles amam ser o centro das atenções e são curiosos por natureza, explorando novos designs e estilos com facilidade.

Além disso, são observadores e muito sensíveis às emoções dos outros. Pessoas com esse tipo de personalidade são normalmente as primeiras a ajudar alguém com um problema difícil, oferecendo apoio emocional e conselhos práticos com facilidade.

Carreiras nas áreas de política, vendas, artes e relações públicas são boas opções.