5 dicas da CEO da GM para os seus 3 primeiros meses de trabalho

Atitudes como aprimorar a equipe e valorizar cliente podem determinar seu futuro na empresa e no cargo que assumiu

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – O trabalhador comum já conta com diversos empregos diferentes ao longo de sua carreira. E para os mais jovens, a expectativa é de que tenham ainda mais, de acordo com pesquisa divulgada no ano passado pela empresa de desenvolvimento executivo Future Workplace nos EUA.

Mary Barra, CEO (Chief Executive Officer) da General Motors, conta para o LinkedIn que passou toda a sua carreira na General Motors e, somente nela, ocupou mais de doze diferente posições dentro da empresa e cada uma delas parecia um emprego novo. 

Entretanto, para cada nova posição que você assume, é preciso afiar suas habilidades para começar com mais força, ela aconselha. Afinal, cada posição demonstra um desempenho e esforço diferente com relação a seu trabalho, novas habilidades e desafios enfrentados.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Confira as 5 dicas de Mary para seus primeiros 90 dias no novo emprego:

1. Coloque o cliente no centro de tudo o que você faz
Independente da área em que você trabalhar, lembre-se de que focar no cliente te levará a um desempenho melhor. As necessidades deles devem ser a base de cada decisão que você fizer. Se a voz do consumidor ainda não foi refletida em sua nova posição, encontre maneiras em seus 90 primeiros dias para garantir isso.

2. Escute sua equipe
Nos primeiros três meses você tem a melhor oportunidade de ganhar o respeito e confiança das pessoas com quem trabalha. Esteja aberto, procure soluções e escute mais do que você fala. Quando você valoriza o que os outros dizem, eles começam a se abrir – e esse fluxo de ideias leva a melhores resultados.

Continua depois da publicidade

3. Fortaleça sua equipe
Uma de suas responsabilidades como líder, caso assuma uma posição de chefia, é garantir que as pessoas certas compõem sua equipe para que você possa contar com o comprometimento de todos. Se você não tem as pessoas certas, você não está fazendo seu trabalho, pois acabará ocupado fazendo o deles.

4. Tome responsabilidade pessoal
Se você ganhar um problema com seu novo emprego, não o considere culpa da última pessoa que esteve em seu lugar. Nunca se esconda atrás de seu novo cargo ou use-o o como desculpa para empurrar o que precisa ser feito.

Tome o problema para si, desenvolva uma solução para ele e enfrente-o. A reputação de toda sua equipe depende não somente no que você faz certo, mas também no que você faz quando algo dá errado.

5. Se adapte e aprenda
No final, seu sucesso será determinado não somente sobre o quão bom é seu plano, mas quanto você se adapta para encontrar com as necessidades dos clientes. A adaptação vem junto de liderança, e boa parte da liderança é conseguir olhar além e antecipar as mudanças que virão.