As 9 profissões mais requisitadas pelo mercado em 2015

A necessidade dos profissionais de posições estragéticas é somada à de enfrentar os desafios econômicos deste ano

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Dados de um levantamento feito pela consultoria Page Personnel apontam que as empresas precisarão, para 2015, preencher posições estratégicas em seus quadros de funcionários.

A necessidade dos profissionais é somada à de enfrentar os desafios econômicos deste ano. Ainda segundo o levantamento, as posições estratégias devem ter um aumento médio de 30% na demanda pelos profissionais em relação ao mesmo período de 2014.

Entre as nove profissões mais requisitadas, destaque para as áreas de RH e TI. Confira:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

1. Analista / Coordenador de DP

Área de atuação: RH
Percentual de aumento: 40%

Responsável por toda a administração de pessoal da empresa (folhas de pagamento, encargos, benefícios, relações trabalhistas, admissões e demissões), o analista ocupa um cargo de extrema importância para o atendimento interno da empresa e para tirar dúvidas de colaboradores.

Continua depois da publicidade

O perfil desse profissional mudou – e agora são valorizados os que têm capacidade que vão além de conhecimentos técnicos, como a de interlocução com as demais áreas da empresa. As empresas dão mais importância à parte comportamental do profissional, já que são os responsáveis pela gestão de pessoas.

2. Analista de Trade Marketing

Área de atuação: vendas e marketing
Percentual de aumento: 30%

O analista de trade marketing cuida do planejamento de campanhas para divulgação de marcas, da exposição de produtos da empresa e das negociações com varejistas para compras e análises de vendas. A área é responsável pela venda a partir dos varejistas.

A demanda pelo profissional aumenta pois 2015 deve ser um ano difícil para a indústria e o varejo, mais do que foi 2014. Como os profissionais de trade marketing influenciam diretamente a venda de produtos para consumidores, o investimento neles deve ser maior.

3. Desenvolvedor Mobile

Área de atuação: agências e startups
Percentual de aumento: 40%

O aumento do número de usuários de smartphones no Brasil reflete a demanda por desenvolvedores de aplicativos para smartphones e de soluções para estas plataformas.

A estimativa é que US$ 38 bilhões sejam investidos apenas em 2015 na área de aplicativos.

4. Executivos de vendas Hunter TI

Área de atuação: vendas para os mercados de TI e mídias digitais/web e mobile
Percentual de aumento: 20%

A venda de software, aplicativos e propagandas online – tanto para internet como para celular – com soluções de mercado são as atividades sob responsabilidade do executivo de vendas em TI.

Há uma necessidade cada vez maior de sistemas que tragam melhoria operacional e redução de custos. Não somente isso, aplicativos e propagandas online também possuem maior demanda – o que favorece o profissional da área.

5. Analista de Big Data

Área de atuação: TI de bancos, companhias aéreas, operadoras de telefonia, serviços de busca online e redes varejistas
Percentual de aumento: 50%

O Big Data é algo que a maioria das empresas vem adotando para entender melhor os clientes, explorar os dados internos e construir um banco confiável.

Por isso, profissionais mais qualificados para a área são requisitados para realizar o processamento de volumes de dados, análise, geração de relatórios e contato com banco de dados.

6. Engenheiro de processos

Área de atuação: indústria
Percentual de aumento: 30%

Responsável pela melhoria de processos, análise de indicadores de produtividade, linhas de produção e reduções de custos, os engenheiros de processos são procurados pelas empresas que buscam eficiência econômica e produtividade.

7. Especialista de logística

Área de atuação: varejo, indústria ou serviços
Percentual de aumento: 40%

O profissional atua voltado à distribuição, estudos e melhoria de processos, visando a otimização de processos e melhoria de serviço. A redução de custos e melhoria nos processos têm sido procurados pelas empresas – e a área de logística pode trazer esses resultados.

8. Analista de planejamento financeiro

Áreas de atuação: indústria e comércio
Percentual de aumento: 20%

As principais responsabilidades do profissional são o processo orçamentário, o acompanhamento dos resultados da empresa e análises de desempenho do negócio. Além disso, estudar o cenário econômico e acompanhar os resultados alcançados também são atividades do analista.

Cada vez mais as empresas têm a necessidade de controles, indicadores e informações, valorizando o trabalho do profissional.

9. Analista contábil

Área de atuação: profissional responsável pelas rotinas contábeis da empresa
Percentual de aumento: 10%

Não somente pelo cenário econômico atual, mas também pela falta de profissionais qualificados na área, o analista contábil é muito demandado. Ele é responsável por classificações, tributos, análises e elaboração do banco.

Como a área ainda está em processo de “maturação” e se mostrando mais estratégica nos últimos anos, os profissionais são atraídos por salários mais altos.