7 filmes que inspiram e vão ajudar a impulsionar sua carreira

"À Procura da Felicidade", "O Diabo Veste Prada" e outros filmes que podem te ajudar

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Ter uma visão de sua carreira através de diversos ângulos, tal como sempre buscar inspiração para crescer mais, é sempre essencial. Seja pela história de uma carreira ruim ou de uma bem sucedida, o cinema pode te ajudar nessa tarefa.

Alguns filmes podem ser mais relevantes do que outros quanto ao assunto e, por isso, selecionamos os mais interessantes:

1. Todos os homens do presidente
Baseado em uma história real, o filme traz dois repórteres investigativos do jornal Washington Post que investigam e revelam o escândalo de Watergate, um acontecimento que derrubou o presidente Nixon e mudou a história do governo norte-americano.

Continua depois da publicidade

Os esforços e méritos dos repórteres para descobrir cada detalhe de um dos casos mais importantes da história dos Estados Unidos mostra o que é necessário para alcançar uma carreira de sucesso.

2. O Diabo Veste Prada
Andy é uma jornalista recém-formada que busca a carreira de seus sonhos. Quando entra no mundo da moda na Revista Runway, a mais prestigiada do mundo, ela tem que mudar todos os aspectos de sua vida e si mesma para adaptar-se ao emprego – e ainda lidar com sua chefe.

Inspirado em uma história real, o filme ensina que devemos buscar a carreira de nossos sonhos, por mais que outra pareça mais promissora, e que é preciso sempre balancear a vida pessoal e profissional.

3. Erin Brokovich
Baseado na vida da real Erin Brokovich, o filme premiado no Oscar 2001 nos traz a história de uma mulher solteira, mãe de três filhos e desempregada que, quando ganha a chance de trabalhar no escritório de seu advogado, transforma um caso imobiliário na queda de uma das maiores empresas de energia norte-americana.

Com a história de Erin, percebemos a lição mais importante a ser usada em nossas carreiras: “onde há vontade, há um caminho”. Sempre é possível alcançar o que se deseja, basta fazer por merecer.

4. Uma secretária de futuro
O conturbado mundo da bolsa de valores de Nova York é o plano de fundo da história de Tess McGill, uma secretária executiva que não possui formação acadêmica e não se veste apropriadamente – mas tem muitas ideias. Quando sua chefe sofre um acidente, ela toma seu lugar e inicia uma parceria financeira espetacular com um empresário.

Quando conhecemos nosso potencial, sabemos aproveitar uma oportunidade de mostra-lo e de impulsionar nossa carreira, e é exatamente essa a lição que o filme deixa.

5. À Procura da Felicidade
Hoje um dos homens mais ricos dos Estados Unidos, Christopher Gardner é o protagonista do longa-metragem, que conta o que passou na década de 1980. Com sérios problemas financeiros e despejado de casa com seu filho, Gardner luta por uma vaga de estágio muito disputada sempre com honestidade e esperando um dia conseguir o emprego de seus sonhos.

A lição do filme é que, por mais difícil e impossível que seja, é preciso planejar e traçar aonde queremos chegar em nossa carreira – e fazer todos os esforços para tal.

6. Julie & Julia
Julia Child estudou culinária para “matar o tédio” e acabou por ser uma famosa autora de livros de culinária e apresentadora de televisão. Julie, cinquenta anos depois, passa um ano cozinhando as 524 receitas de Julia e escreve um blog, onde relata suas experiências – posteriormente publicadas em um livro de sucesso.

A história das duas personalidades é retratada no filme e mostra como a criatividade levou duas mulheres comuns a serem reconhecidas mundialmente.

7. Jerry Maguire
Tom Cruise interpreta Jerry Maguire, um agente esportivo com muitos clientes. Quando escreve uma declaração sugerindo que os agentes tenham menos clientes para ter um tratamento mais humano com cada um, ele é demitido e passa a trabalhar apenas com um cliente, um problemático jogador de futebol.

“Como dar a volta por cima na carreira?” é uma pergunta que muitos nos fazemos quando estamos insatisfeitos – e o filme a responde. Não somente isso, ele traz um problema da sociedade atual: a extrema ambição por poder e dinheiro.

Tópicos relacionados