Os setores da economia mais amados e odiados pelos seus funcionários

Progresso na carreira, aprendizado e benefícios são fundamentais na satisfação do profissional

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Aspectos profissionais como aprendizado, progresso na carreira e liderança são determinantes para uma relação de amor e ódio entre funcionários e empresas.

Quando se trata de áreas de trabalho, um levantamento realizado pela Love Mondays, site onde é possível saber os salários e a satisfação dos funcionários em cada empresa, mostra que as empresas envolvidas com energia são as com mais profissionais satisfeitos.

O setor obteve os maiores percentuais de funcionários que recomendariam seu local de trabalho a colegas, em torno de 79%, seguido por bens de consumo; construção e engenharia; farmacêutica e saúde; agropecuária; e TI/ Telecom.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para os trabalhadores dessas áreas, os aspectos profissionais que eles mais gostam são o aprendizado, progresso na carreira, benefícios, bom ambiente e boa segurança no trabalho. 

Segundo a CEO da Love Mondays, Luciana Caletti, o salário só foi destacado pelos profissionais da área de energia. “Isto demonstra que as pessoas estão mais valorizando cada vez mais empresas preocupadas com a qualificação, pacote de benefícios, um plano de carreira e, acima de tudo, um ambiente de trabalho agradável”.

Por outro lado, os seis setores onde as empresas seriam menos recomendadas pelos seus funcionários como um bom local para se trabalhar foram mídia e comunicação; viagens, turismo e lazer; governo, ONGs e associações; varejo; serviços financeiros; e serviços ao consumidor. 

Continua depois da publicidade

Neste caso, os aspectos profissionais que eles mais criticam são o salário, liderança e gerentes fracos, falta de meritocracia e plano de carreira ruim ou inexistente. Outros itens também foram mencionados por esses funcionários como falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional; empresa lenta e burocrática; processos, sistemas e ferramentas ruins; planejamento a curto prazo e instalações ruins. 

“Aspectos ligados à gestão da empresa e à progressão na carreira têm uma influência direta na satisfação do funcionário. As empresas desses setores precisam ficar atentas a esses apontamentos e investir na criação de planos de carreira e na formação de líderes que fomentem a meritocracia e o desenvolvimento do funcionário”, orienta. 

Veja o ranking dos setores com profissionais mais e menos satisfeitos:

Setor Profissionais que recomendariam a empresa
Fonte: Love Mondays
Energia 79%
Bens de consumo 78%
Construção e engenharia 77%
Farmacêutica e saúde 77%
Agropecuária 75%
TI e telecom 72%
Educação 72%
Manufatura industrial 71%
Consultoria e contabilidade 69%
Transportes e logísticas 69%
Serviços ao consumidor 68%
Serviços financeiros 68%
Varejo 67%
Governo, ONG e associações 65%
Vianges, turismo e lazer 63%
Mídia e comunicação 56%