6 dicas para se reinventar profissionalmente e crescer na carreira

As previsões para o mercado de trabalho em 2015 não são bons; veja como se preparar para tempos difíceis

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – O futuro não parece muito promissor para o mercado de trabalho; especialistas das mais diversas áreas alertam que 2015 será um ano delicado em termos econômicos. No entanto, alguns ainda têm esperança.

O coach de líderes, Alexandre Prates, acredita que as empresas  aceitaram o baixo desempenho em 2014 porque tivemos eventos como Copa do Mundo e eleições, enquanto 2015 será um na de resultado e produtividade.

Segundo ele, assim como as empresas precisam ser mais assertivas para acertar o alvo, os profissionais precisam estar atentos à sua própria produtividade, agindo de maneira rápida e eficiente para conquistar resultados. “O único caminho para conquistar bons resultados é a reinvenção. Isso significa acompanhar o que o mercado impõe e desafiar-se a ir além e colocar novos comportamentos em jogo”, explica.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira sete dicas de como se reinventar profissionalmente, aumentar a produtividade e crescer na carreira:

1- Desenvolva novas competências
Aprenda coisas novas e realize-as, sejam elas relacionadas ou não diretamente com seu trabalho, assumindo a responsabilidade total por seus sucessos e fracassos, sem colocar a culpa em nenhum agente externo, é um começo promissor. De acordo com Prates, “o maior inimigo do sucesso, a longo prazo, é o sucesso a curto prazo”. Por isso, é necessário que o profissional, constantemente, aperfeiçoe suas habilidades e potencialize suas competências, para que não se torne obsoleto.

2- Planeje-se e esqueça-se do resultado
Para começar, anote tudo o que precisa ser feito em um caderno ou em uma planilha. Inclua objetivos profissionais, pessoais, afetivos, emocionais, financeiros e familiares.  O segredo, diz o consultor, é distribuir o desempenho e a evolução pretendida em pequenos passos diários, semanais ou mensais. “Para se chegar a um bom resultado, a primeira coisa a fazer é esquecer o resultado”, afirma. Ele explica que, ao ficar pensando o tempo todo no resultado macro, atingir aquele grande objetivo pode parecer quase impossível. Por isso, o ideal é estabelecer uma meta e focar-se no desempenho durante o percurso para atingi-la. O resultado é uma consequência natural de ações realizadas com um bom desempenho e de maneira disciplinada.

Continua depois da publicidade

3- Não deixe para depois
Não deixe as atitudes para segunda-feira ou para depois do carnaval. Comece hoje! Dê o primeiro passo, resolvendo tudo o que estiver em suas mãos e que depender exclusivamente de você. Tem uma dívida? Vá ao banco e informe-se como quitá-la. O chefe exige que fale outro idioma? Vá hoje a uma escola e matricule-se.

4- Saia da zona de conforto
Atreva-se a fazer sempre algo que você sabe que não tem competência para fazer. Isso o estimulará a conhecer novas saídas e o incentivará a ir além do que pensa que poderia. As pessoas só se desenvolvem quando se desafiam.

5- Mantenha a disciplina
Disciplina é uma prática, algo que se consegue com o tempo. Prates afirma que, ainda que seja necessário agir com rapidez e eficiência, não se pode ter pressa para atingir o resultado final. “Conseguir a satisfação de um cliente é consequência de um conjunto de ações bem-feitas e não de medidas desesperadas”, alerta.

Continua depois da publicidade

6- Divirta-se
Prates acredita que o caminho para se alcançar um resultado deve ser prazeroso. Por isso, cada pessoa terá sua própria “receita” e fará o que precisa ser feito de uma maneira diferente. “Se você achar um jeito mais satisfatório de desempenhar suas ações, as fará com mais facilidade”.