13 sinais de que você deve pedir demissão agora

Você sabe como identificar quando perdeu a paixão pelo seu trabalho?

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Responda rápido: o seu atual trabalho te empolga, te cansa ou não te faz sentir nada? Se você respondeu um dos dois últimos, pode ser que chegou a hora de procurar outro emprego.

Nem sempre você vai encontrar o emprego dos seus sonhos e, às vezes, irá conseguir uma função menos desejável na tentativa de subir a escada corporativa. Mas após o tempo, alguns postos de trabalho acabam não valendo a pena e o esforço que você está colocando.

A chave é saber quando identificar que você deveria pedir demissão. Veja 13 sinais, listados pelo site Business Insider, de que está na hora de seguir em frente:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1- Você não está aprendendo
É normal se sentir entediado quando você não aprende algo novo com o seu trabalho.

2- A paixão esfriou
A CEO da Paramount Pictures’ Motion Picture Group, Sherry Lansing, afirmou uma vez que gostava muito do seu trabalho, mas depois de algum tempo a sua função caiu na rotina; foi quando ela decidiu deixar o emprego. “Você sempre faz isso e sabe como fazê-lo, o que é reconfortante. Mas quando se torna repetitivo, os altos não são tão altos e baixos não são tão baixos, e você começa a perder a paixão”, afirma.

3- Suas habilidades não estão sendo bem aproveitadas
Se você percebeu que você é super qualificado para o seu trabalho, então vale a pena ver se há uma oportunidade de crescimento dentro da sua empresa. Se não há um caminho, pode ser a hora de procurar em outro lugar.

Continua depois da publicidade

4- Você odeia o seu trabalho
Alguns trabalhos são trampolins para o seu emprego dos sonhos e exigem lidar com algumas tarefas desagradáveis; outros são apenas maus acessos. Uma boa maneira de diferenciar entre os dois é olhar para o superior de seu chefe: se você ficaria feliz com esse trabalho, então você está no caminho certo.

5- Você não se encaixa na cultura da empresa
Ser um empregado significa fazer parte de uma equipe, e se você se sente por fora da sua empresa, depois de seis meses ou mais, então você provavelmente deve encontrar um ambiente de trabalho mais adequado à sua personalidade e valores.

6- Você tem um péssimo chefe
Existem vários perfis de chefes ruins, mas o mais importante é saber avaliar se os defeitos do seu superior estão afetando a sua produtividade e felicidade.

7- A empresa está mal das pernas
Se a sua empresa está em um período financeiro difícil, ou uma futura fusão ou aquisição ameaça seu departamento, não há nenhuma razão para continuar em um navio que está afundando.

8- O estresse está afetando a sua saúde
Se o estresse do seu trabalho está sendo manifestado em dores no corpo, ataques de ansiedade ou um estado geral de melancolia é hora de considerar novas opções de trabalho.

9- Seus relacionamentos pessoais estão sofrendo por causa de seu trabalho
Trabalhar por longos períodos e fazer horas extras pode ser gratificante, mas quando isso começa a interferir na sua vida social e familiar é preciso parar para pensar se o custo vale a pena.

10- O caminho para o futuro não é tão atraente
Imagine a vida na empresa daqui a cinco anos depois de algumas promoções: você estaria feliz? Será que a posição o seu chefe parece com algo que você gostaria de fazer?

11- Seus deveres aumentaram, mas seu salário não
Às vezes, o aumento do trabalho sem um aumento de salário é devido à redução de custos, e às vezes é apenas a gestão tirando vantagem de você. De qualquer forma, talvez seja hora de buscar opções que possa compensá-lo de forma justa.

12- Você acorda com medo de como vai ser o dia
Se você acordar todas as manhãs com uma enorme sensação de pavor, tente identificar o motivo e tratá-lo com o seu empregador. E se você, finalmente, descobrir que não há nenhuma maneira de escapar da miséria em seu trabalho e que a vida é muito curta, é hora de ir.

13- Você está querendo algo a mais
Você pode amar cada aspecto de seu trabalho, mas quando você está avançado em sua carreira e já não vê a oportunidades de experimentar coisas novas, acaba com um sentimento de necessidade de fazer algo diferente e novo.

Tópicos relacionados