Metalúrgicos protestam na Anchieta contra demissões na Mercedes e na VW

No começo da última semana, a primeira útil do ano, a Volkswagen informou por carta a dispensa de cerca de 800 funcionários

Estadão Conteúdo

Publicidade

Metalúrgicos do ABC fazem protesto na manhã desta segunda-feira, 12, na Via Anchieta. A manifestação ocorre contra as demissões nas montadoras Volkswagen e Mercedes Benz em São Bernardo do Campo.

No começo da última semana, a primeira útil do ano, a Volkswagen informou por carta a dispensa de cerca de 800 funcionários. A maioria deles estava retornando de férias coletivas. A companhia justifica a medida com o cenário de retração da indústria automobilística brasileira, cujas vendas caíram 7,1% em 2014 na comparação com 2013, enquanto as exportações recuaram cerca de 40%.

A Mercedes-Benz também dispensou funcionários na última semana. Dos 260 cortes, 160 foram demitidos pela empresa e 100 entraram num Programa de Demissão Voluntária (PDV).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Em 2014, a indústria automobilística demitiu 12,4 mil trabalhadores, dos quais 1,6 mil em dezembro. Foi a maior dispensa em 16 anos. Em 1998, quando a economia mundial sofreu os impactos da crise na Rússia, o setor, incluindo fabricantes de tratores, cortou 22,2 mil postos de trabalho no Brasil.