Revanche? Site permite que funcionários avaliem anonimamente os seus chefes

Site Love Mondays pretende dar uma visão mais realista do dia-a-dia da empresa

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Seria bom saber como é o clima e cultura da empresa mesmo antes de começar a trabalhar nela. Melhor ainda, se essas avaliações partissem de seus próprios funcionários. É essa a proposta do site “Love Mondays”, no qual empregados e líderes podem deixar suas opiniões sobre as empresas onde trabalham.

O site foi criado pela brasileira Luciana Caletti e pelos irlandeses Dave Curran e Shane O’Grady no ano passado, em uma versão piloto, e lançado com todas as funcionalidades na semana passada. “Com a taxa de desemprego está muito baixa, hoje o profissional pode escolher onde quer trabalhar. Resolvemos criar uma ferramenta para ajudá-lo a fazer a melhor escolha”, justifica a cofundadora.

Segundo ela, o site oferece uma avaliação mais personalizada do dia-a-dia da empresa, em comparação a rankings de consultorias ou mesmo os sites das empresas, que dão uma visão superficial dos valores e da cultura. “Percebemos que profissional brasileiro valoriza a opinião de quem está dentro da companhia, então por que não reunir diversas opiniões em só um lugar?”

Continua depois da publicidade

Como funciona
Parte das avaliações podem ser consultadas apenas entrando no site e buscando a empresa na barra principal de pesquisas. Já para visualizar todas as avaliações, é preciso se cadastrar gratuitamente no site. Para dar sua opinião, basta iniciar a avaliação da empresa onde trabalha, após concluir o cadastro.

Você poderá avaliar a empresa, com notas de zero a cinco, nos seguintes critérios: satisfação com a empresa, remuneração e benefícios, oportunidades, cultura e qualidade de vida. Ainda poderá acrescentar os prós e contras de se trabalhar na companhia e dar conselhos para a presidência da empresa – tudo de forma anônima.

Luciana explica que é vetado qualquer tipo de xingamento ou divulgação de informações confidenciais da empresa. “Avaliamos o conteúdo conforme as regras que estabelecemos no site. Todos os comentários são monitorados antes de serem postados. A ideia é agregar valor, dar mais informações ao profissional.”

Apesar disso, a executiva conta que se surpreendeu com as avaliações. “Achamos que elas seriam muito negativas, mas não. Cerca de 70% dos profissionais foram neutros, satisfeitos ou muito satisfeitos em seus comentários.”

Como uma das novidades da nova versão, o site está coletando dados de salários dos profissionais cadastrados. A ideia é informar se a remuneração de determinada empresa é competitiva com o mercado.

Por enquanto, o site não está focado na monetização. “Queremos primeiro que o Love Mondays seja o maior site de buscas de empresas do Brasil. Temos um crescimento de 40% por mês e estamos trabalhando para fazer ele ser utilizado cada vez mais pelos brasileiros”, conclui a cofundadora.