Veja os erros mais comuns que podem destruir sua busca por emprego

Se você está em busca de um emprego, melhor evitar erros. Veja 5 problemas capazes de eliminar você da disputa por uma vaga e evite-os a todo custo

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A entrevista de emprego é um momento fundamental para garantir o sucesso da sua busca. Por isso, é preciso evitar erros a todo custo. No entanto, alguns problemas são comuns a todos os candidatos. Infelizmente, são justo esses erros que eliminam você da disputa por uma vaga. Saiba quais são e como evita-los:

1. Roupas erradas. Não importa qual seja a ocasião, se vista de maneira formal: ir para a entrevista vestindo a roupa errada pode significar uma desclassificação imediata. Estudos mostram que a primeira impressão se forma num período entre 7 e 17 segundos. Esse tempo é suficiente para que seu entrevistador passe os olhos pelo seu traje e decida se você serve ou não para o cargo. Por isso, opte por um estilo conservador e profissional, mesmo se a empresa tiver um perfil mais flexível.

2. Atrasos. Nada justifica um atraso logo na entrevista de emprego. Embora a empresa precise preencher o cargo, é você quem quer aquela oportunidade. Se você não aparecer, diversos outros candidatos ainda estarão lá para disputar a vaga. Portanto, é fundamental que você garanta a chegada no horário. Saia de casa mais cedo, preveja trânsito, caminhos complicados, etc.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

3. Desconhecimento sobre a empresa. Um dos erros mais comuns em entrevistas de emprego também é o que pode ser resolvido com mais facilidade: desconhecimento sobre a empresa. Uma simples pesquisa é suficiente para dar a você toda a informação necessária sobre a companhia, por isso, assim que agendar a entrevista garanta que você conhece todos os aspectos básicos sobre ela.

4. Interrupções. Não há nada mais importante do que dedicar 100% da sua atenção ao momento da entrevista. Por isso, evite qualquer interrupção que possa surgir da sua parte, como, por exemplo, telefones tocando. Se você não quiser ficar completamente incomunicável, tenha pelo menos a consideração de colocar o aparelho no modo vibratório para que o recrutador não perceba sua gafe.

5. Críticas ao emprego anterior. Não importa quão ruim era seu antigo trabalho, não fale sobre isso na entrevista de emprego. Você não precisa mentir dizendo que saiu de lá apenas porque está buscando novas oportunidades de desenvolvimento, mas de maneira alguma você deve dizer que deixou seu emprego porque o chefe era um monstro. Seja político nesse tipo de situação.

Continua depois da publicidade

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.