Veja 6 maneiras de ativar seu potencial criativo

Nesse momento, as soluções fogem do controle e qualquer problema simples de se resolver pode se tornar um verdadeiro pesadelo

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Todos gostariam de ser mais criativos em algum momento da vida, seja no âmbito acadêmico, profissional ou mesmo pessoal. Contudo, acessar toda a nossa criatividade nem sempre é possível. Nesse momento, as soluções fogem do controle e qualquer problema simples de se resolver pode se tornar um verdadeiro pesadelo. Felizmente, existem estratégias que ajudam a ativar o potencial criativo de maneira simples. Confira 6 maneiras de fazer isso:

1. Seu espaço de trabalho. O primeiro passo é responder o que faz você se sentir mais criativo. Não existe resposta certa ou errada para essa pergunta, existe o método mais apropriado para você. Considere aspectos como som, luzes ou cores e pense em como incorporar esses elementos ao seu ambiente. Observe também o seu ambiente de trabalho e identifique o que impulsiona sua energia criativa.

2. Seu grupo de influência. Inclua na sua rotina a presença de pessoas que você considera “aceleradoras de criatividade”. São aquelas pessoas que ajudam você a desenvolver e explorar ideias. Se você não tem acesso a esse grupo dentro do ambiente de trabalho, forme um. Procure indivíduos com potencial criativo e passe a lidar com elas de outra maneira. Faça com que elas se tornem inspiradoras, não apenas para você.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

3. Oportunidades de colaboração. A criatividade pode ser aumentada quando somos expostos a uma variedade maior de funções e perspectivas. E a melhor maneira de fazer isso dentro do ambiente de trabalho é em projetos colaborativos. Busque pessoas de áreas diferentes para trabalhar em parceria, saia da sua zona de conforto.

4. Estratégias de gerenciamento de ideias. Ter grandes ideias é ótimo e indica um alto potencial criativo. Contudo, da mesma maneira que vêm, elas podem se perder. A não ser que você estabeleça uma estratégia de captura e gerenciamento. Não precisa ser nada elaborado, basta que você desenvolva um método para guardar suas melhores ideias e trabalhar nelas depois. Pode ser um caderno onde você anote tudo o que pensa ou mesmo gravações com as inspirações que surgem de última hora, feito no seu próprio telefone celular. Uma ótima saída é criar um mural onde você guarda referências para as suas novas ideias. Podem ser fotos, letras de músicas ou mesmo recortes de jornais e revistas.

5. Gerenciamento pessoal. Para ativar seu potencial criativo não é suficiente gerenciar as novas ideias. Você precisa gerenciar a sua mente como um todo. Preste atenção aos seus comportamentos: você tende a ter uma mente desorganizada? É difícil para você manter o foco em certas tarefas? Você se sente disperso ao tentar acessar seu potencial criativo? Tudo isso interfere na sua capacidade de gerar criatividade. Identifique a maneira como sua mente funciona e adeque suas ações para que ela seja mais organizada.

Continua depois da publicidade

6. Respeito ao ritmo pessoal. Você não pode forçar o seu potencial criativo. O máximo que você pode é usar técnicas para ativá-lo, mas tudo isso deve ser feito dentro do seu ritmo. Se você sente muita dificuldade em ativar seu potencial, considere o descanso e a reflexão como opções para entrar em contato com a sua criatividade. Isso vai fazer com que seu cérebro tenha a oportunidade de processar as informações.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.