5 modos de combater o estresse no trabalho

É impossível se livrar de todos os fatores estressantes na sua vida, mas uma boa parte deles pode ser eliminada após uma análise realista

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – É impossível evitar o estresse. No mundo atual qualquer comportamento é um fator estressante em potencial. Contudo, você pode gerenciar o sentimento, de modo que ele não interfira de maneira negativa na sua vida. Para que isso aconteça é preciso contar com estratégias eficientes e simples de serem colocadas em prática. Confira algumas delas.

1. Elimine os fatores estressantes: é impossível se livrar de todos os fatores estressantes na sua vida, mas uma boa parte deles pode ser eliminada após uma análise realista. Identifique pessoas, situações e objetos que causam estresse em sua vida. Verifique o que pode ser eliminado completamente, o que é possível minimizar e o que você pode evitar. Na medida do possível, afaste-se de tudo que causa estresse.

2. Mude a perspectiva dos problemas: se existe algum fator estressante que não possa ser eliminado, mude a maneira como você olha pra ele. Procure mudar a perspectiva do problema, assuma o controle da situação. O que realmente causa o estresse é ser controlado por uma situação negativa. Se você olha para ela como uma oportunidade de aprender e reage de maneira positiva, as situações se tornam menos apavorantes.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

3. Tome uma atitude: ficar parado olhando um problema crescer cada vez mais não vai diminuir o seu estresse. Portanto, se você não quer ser afetado, comece a fazer algo. Não importa se a sua atitude poderá ou não eliminar aquele problema. O fato de estar decidido, por si só, já ajuda a acabar com o estresse. Não espere que o problema se resolva sozinho, busque soluções.

4. Mantenha-se saudável: ter uma boa condição de saúde é fundamental se você quer manter os níveis de estresse controlados. Além disso, esse é o aspecto mais fácil de ser controlado por você. Uma boa forma física aumenta sua energia e permite que você lide com o estresse de maneira efetiva. Uma boa saúde mental impede que o estresse afete os seus comportamentos.

5. Recarregue as energias: tire um tempo para si mesmo. Não tenha medo de parecer egoísta, em certas ocasiões você deve colocar seus interesses em primeiro lugar. Cuidar de si mesmo aumenta a energia e faz com que você se conheça melhor.

Continua depois da publicidade

Veja mais matérias de Carreiras no Universia