Os passos certos para encontrar um emprego que você goste de verdade

O emprego que realmente irá lhe trazer felicidade é aquele que combina com quem você realmente é: suas qualidades, perfil e valores

Equipe InfoMoney

businessmen on start line of running track, low angle view, side view

Publicidade

SÃO PAULO – A maioria das pessoas quer encontrar o emprego dos sonhos, mas não se sabe como. Talvez você esteja procurando o trabalho que você ame em lugares errados. Afinal, um emprego que realmente lhe traga felicidade é aquele que combina com quem você realmente é: suas qualidades, sua personalidade, seus valores.

Portanto, ficam de fora as outras razões, que parecem explicar por que gostamos de trabalhar em certo lugar, como:” aquela empresa é chique, ou inovadora, ou famos”, “esta área é aquela na qual sempre quis trabalhar”, “ter férias longas e ter um salário alto”.

Para encontrar um emprego que você goste de verdade, é necessário responder a essas três perguntas:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

1. Qual é o trabalho que eu tenho realizado em cada emprego em que estive?
Seu currículo deve mostrar uma variedade empregos, mas se você parar para pensar você encontrará uma grande semelhança no que, de fato, você tem feito nestas posições. Talvez você seja aquele do time que sempre é chamado para resolver crises. Talvez aquele que enxergue o que não está dando certo e encontre soluções para o problema. Talvez as suas ideias e seu pensamento inovador seja aquele que faça a empresa e os funcionários crescerem. Finalmente, procure por um emprego que, no fundo das suas ações, satisfaça o que você busca. Olhe as atividades por debaixo de suas camadas e reflita sobre quais funções você quer realizar.

2. Quais são meus valores?
Ser feliz na carreira também está relacionado em alinhar seus valores ao seu trabalho. Isso pode se confundir com “gosto disso” e “gosto daquilo”, mas é algo muito mais profundo. São seus valores que guiam sua vida. Para entendê-los, é necessário pensar em um momento – de preferência na infância – em que você se sentiu realizado. Seja nadar no mar com os peixes, seja na eleição de presidente da sua sala da segunda série, etc. A hora que você entender seus valores internos e começar a trabalhar com algo alinhado a eles, perceberá que estará realizado com seu emprego.

3. Como você se relaciona com os outros?
Olhe de volta para o seu passado na escola, faculdade e no começo da carreira, e pense em como você gostava de trabalhar com os outros. Você prefere contribuir solitariamente ou ser parte de uma estrutura mais rígida? Você precisa de elogios e reconhecimento dos outros? Você gosta quando é guiado pelo chefe ou prefere maior autonomia? Após responder a essas perguntas, procure uma estrutura de empresa e de time que se encaixe com a sua personalidade e a forma como você se relaciona com os outros.

Continua depois da publicidade

Veja mais matérias de Carreira no Universia.