15 dicas para fazer contatos e conseguir um emprego novo

Os contatos profissionais são uma das formas mais eficientes de conseguir empregos. Veja as dicas do Universia para formar seu networking

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Os contatos profissionais são uma das formas mais eficientes de conseguir empregos. Com a chegada das redes sociais é possível cumprir essa tarefa de maneira mais eficiente alcançando pessoas que possam estar geograficamente distantes, mas muito próximas de você em área de atuação e até mesmo objetivos profissionais. Separamos 15 dicas poderosas para que você forme sua rede de contatos, use-a e a mantenha:

1. Separe tempo para socializar
Se estiver procurando por um emprego, seu tempo é muito melhor investido em um almoço ou café com um contato do que na busca online por ofertas e vagas de emprego. Pesquisas mostram que 80% a 85% das pessoas conseguem um emprego por conta de um contato, enquanto apenas 2% a 4% por oportunidades vistas na internet.

2. Não deixe a timidez ganhar
Se você ainda não tem uma rede de contatos, não deixe que sua timidez seja maior do que a vontade de evoluir profissionalmente. Se desafie para conhecer novas pessoas, se apresentar em eventos e sair de sua zona de conforto.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

3. Trate as pessoas corretamente
Essa parece ser uma dica óbvia, mas para muitas pessoas seus contatos profissionais são apenas degraus úteis na carreira e não seres humanos. Quando você conhece alguém novo e essa pessoa pode ajudá-lo profissionalmente, isso não significa que ela deve ser usada como um peão de xadrez facilmente descartável.

4. Procure oportunidades
Busque por oportunidades em eventos organizados, seja por sua universidade ou por outros grupos especializados. Nesse tipo de experiência você poderá aprender mais sobre sua área de atuação e sobre as pessoas que atuam nela atualmente, além de poder fazer novos contatos e ser conhecido.

5. Vá acompanhado
Se você está inseguro ou não se sente confortável indo sozinho nesse tipo de ocasião convide um amigo que possa acompanhá-lo nesses eventos. Estabeleçam a meta de conhecer pelo menos três pessoas novas em cada evento.

Continua depois da publicidade

6. Expanda seus horizontes
Não limite seus contatos apenas para as pessoas que trabalham em sua área. Você também deve estar em interação com aqueles que estão em campos diferentes, mas que mesmo assim podem ajudar e ser ajudados. Você nunca sabe quem essa pessoa pode conhecer e como ela poderá ser útil no futuro para as situações que a vida lhe apresentar.

7. Não se esqueça do seu cartão
Seus cartões de negócio para contato funcionam como um passaporte para o mundo corporativo. Carregue sempre com você para poder entregar aos outros. Caso ache necessário, você pode comprar uma carteira de cartões para guardar aqueles que ganha e acha interessante. Lembre-se: mais importante do que distribuir cartões é saber coletá-los de maneira estratégica.

8. Peça conselhos e não favores
Ao fazer um contato, você deve investir nele de maneira coerente. Comece com uma reunião mais informal ou uma ligação telefônica pedindo conselhos sobre determinadas oportunidades em sua carreira. Deixe claro que seu objetivo não é pedir um favor ou um emprego.

9. Marque encontros
Com o amadurecimento de sua relação com o contato é possível alcançar maiores oportunidades. Se seu contato trabalha na empresa que você deseja atuar pode ser interessante marcar um encontro para conversar mais sobre a companhia e como ela funciona.

10. Peça indicação
Se você souber que determinada vaga está aberta e for se candidatar, peça para seu contato fornecer indicação sobre sua candidatura. Ele pode passar seu currículo para as pessoas certas ou informá-lo sobre as melhores maneiras de participar do processo.

11. Recomendações
Todos precisam de boas recomendações para conseguir um emprego. Por isso é importante que você nunca quebre os laços de contato saudável com antigos chefes e colegas de trabalho. Eles podem, por exemplo, fornecer recomendações pessoais ou no LinkedIn para seu perfil.

12. Procure retornar o favor
Independente dos resultados do processo seletivo, você deve procurar maneiras pelas quais possa retornar o favor. Lembre-se que fazer contatos profissionais é algo de mútuo benefício e apoio e não um via de única mão onde apenas uma pessoa é privilegiada.

13. Seja grato
Alguém sempre se sentirá bem por ajudar outra pessoa quando esta demonstrar gratidão e reconhecimento pelo favor que recebeu.

14. Tenha paciência
Um contato profissional não é algo automático que gera benefícios rapidamente. Como qualquer outro relacionamento ele precisa de tempo e paciência para que possa se desenvolver e geras frutos.

15. Mantenha a relação
Mesmo que você já tenha conseguido o emprego ou alcançado o objetivo que desejava é importante fazer esforços para manter seus contatos ativos. Acima de tudo você nunca deve deixar de estabelecer novos relacionamentos. Além de empregos seus contatos podem ser importantes para outros aspectos de sua carreira e até mesmo vida pessoal. 

Veja mais matérias de Carreira no Universia.