Em carreira / emprego

Está inseguro? Veja dicas de como pedir ajuda no novo emprego

O que você tem a fazer é contar com a ajuda de quem já está familiarizado com as funções, mesmo que isso possa ser um pouco constrangedor

SÃO PAULO - A pressão de um novo emprego, por mais que a situação seja boa, pode deixar muitos profissionais nervosos. O fato de não conhecer os seus novos colegas junto com o nervosismo de aprender novas funções e tarefas pode parecer bastante assustador, mas isso não pode ser desculpa para a maneira como você executa o seu trabalho.

O que você tem a fazer nesses casos é contar com a ajuda de quem já está familiarizado com as funções, mesmo que isso possa ser um pouco constrangedor. Confira algumas dicas que podem ajudar você a pedir ajuda caso seja novo no emprego:

1. Seja humilde
Talvez você seja a pessoa mais qualificada para a vaga, mas não entende como funciona a dinâmica de trabalho da sua área ou mesmo de toda a empresa, portanto, seja humilde para reconhecer que ainda não tem todas as informações necessárias. Quando você é novo no emprego ninguém espera que você saiba tudo, portanto não tente parecer mais entendido do assunto do que você realmente é.

2. Não espere a ajuda cair do céu
A única maneira de aprender e crescer na sua carreira é sendo inquisitivo. Não espere que a ajuda caia do céu, vá atrás de quem pode resolver as suas dúvidas e questione-os. Seu chefe vai preferir responder as suas perguntas e ter um projeto certo na primeira tentativa ao invés de corrigir seus erros depois.

3. Pergunte de maneira inteligente
A chave para não ser odiado por perguntar no trabalho é saber formular questões inteligentes. Não faça perguntas que possam ser respondidas com “sim” ou “não”, por exemplo. Você pode descobrir isso sozinho. O melhor a fazer é abordar os seus colegas com educação e quando as suas questões forem mais técnicas e exigirem explicações mais complexas.

4. Confie nos seus colegas
A regra geral para a sua vida no novo trabalho deve ser: quando estiver em dúvida, pergunte. Você não pode ter medo de perguntar, confie nos seus colegas de trabalho e pense que vocês estão no mesmo time, buscando os mesmos objetivos.

Veja mais matérias de Carreira no Universia

Trainee - Carreira - Emprego
(Fonte: Getty Images)

Contato