Em carreira / emprego

Como dizer ao chefe o que você realmente pensa

O medo de conversar abertamente com seu gestor é uma dificuldade que deve ser tratada com prioridade. Confira dicas para resolver esse problema

SÃO PAULO - Um problema vivenciado por muitos profissionais é o medo de conversar abertamente com seus chefes e superiores. Eles se sentem desabilitados por essas figuras de autoridade e não sentem a liberdade necessária para expor opiniões, ideias e participar de forma ativa nos processos da empresa. Acontece que esse tipo de problema é responsável muitas vezes por criar a imagem errada do empregado, que fica para o chefe como alguém sem personalidade, opinião e iniciativa.

O medo da figura de autoridade é uma dificuldade subjetiva, que deve ser tratada com prioridade e objetividade para que não se transforme em algo maior do que realmente é na mente das pessoas envolvidas. Confira as dicas para resolver esse problema:

Como dizer a seu chefe o que você realmente pensa: 1 - Você sabe o que fazer
Chances são que, bem lá no fundo, você saiba exatamente o que fazer ou falar. Infelizmente, opta por deixar essa solução escondida de si mesmo para não ter que enfrentar seus medos. Fazer isso é como alimentar um monstro. Quanto mais tempo você esperar, mais conspirações, problemas e motivos irá criar em sua mente para evitar a resolução do dilema.

Como dizer a seu chefe o que você realmente pensa: 2 - Não guarde só para você
Como foi dito na dica anterior, quanto mais tempo você esperar, mais neurose estará criando. Além disso, guardar todos esses problemas só para você não é uma boa ideia. Antes de conversar com seu superior, discuta a situação com uma pessoa próxima e de confiança que não esteja envolvida na história e pode oferecer um ponto de vista novo e diferenciado sobre o que acontece.

Como dizer a seu chefe o que você realmente pensa: 3 - Faça um plano
Antes de conversar com seu chefe escreva tudo aquilo que pensa e acha que ocorre sobre a situação. Isso vai ajudar você a esclarecer os pensamentos e ser mais objetivo durante o encontro. Além disso, é importante manter as emoções de lado e tratar apenas das questões profissionais.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.

Carreira - Vagas - Processo Seletivo
(Fonte: Getty Images)

Contato