Você sabe como se tornar um profissional admirado pelo chefe?

É importante saber exatamente o que a empresa espera de você, tanto em relação à sua área quanto às tarefas

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Para avançar na carreira é preciso que o profissional, além de ter um bom relacionamento com o chefe, se torne admirável aos olhos do gestor. Você sabe, porém, o que os chefes esperam do ‘profissional ideal’?

Pensando nisso, o sócio-fundador da JCI Acquistion, José Carlos Ignácio, citou uma série de atitudes e situações que o faz admirar seus subordinados. Confira.

– Meu subordinado não fica com dúvidas com relação ao que é esperado dele, seja em relação à área pela qual ele é responsável ou no tocante a trabalhos ou projetos especiais. Ao final de cada tarefa, ele me deixa bastante seguro quanto a ter entendido perfeitamente o que deve ser feito, como deve ser feito e para quando.

Continua depois da publicidade

– Meu subordinado não falha (ou falha muito raramente) no preparo do material para nossas resoluções diárias ou periódicas. Ele revisa o seu material e se prepara para a nossa reunião, valorizando nosso tempo e focando nos assuntos mais relevantes.

– Meu subordinado não me traz problemas ou justificativas, só opções de soluções para eu decidir. Quando, apesar de tentar, ele não consegue gerar as opções de solução, ele me avisa com antecedência para que eu analise, decida e ordene as correções de rumo em relação ao traçado.

– Meu subordinado absorveu e se adaptou adequadamente ao meu estilo de gestão, percebendo claramente quando deve tomar a iniciativa sozinho e quando deve me consultar. Além disso, me satisfaz muito a maneira como ele reage em situações inesperadas ou urgentes, principalmente na minha ausência. É como se ele refletisse: “Como meu chefe agiria nesta situação?”

– Meu subordinado trata a sua área como uma empresa, sempre pensando no melhor resultado e na satisfação plena do cliente interno. Ele me passa a impressão clara de estar sempre concentrado e focado em se desenvolver profissionalmente. É como se ele trabalhasse para ele, ou seja, trabalhasse para estar cada vez mais preparado para uma oportunidade de promoção.

– Meu subordinado tem sempre uma postura motivada e isto reflete na facilidade que eu tenho de me comunicar com ele, o qual sempre se mostra colaborativo e prestativo, além de realizar ótimas sugestões. Além disso, ele demonstra sensibilidade para saber quando deve alongar uma discussão sobre pontos divergentes comigo e quando o assunto (ou o momento) não permite tal coisa. Acima de tudo, ele sempre fala comigo sobre suas insatisfações.

– Meu subordinado lidera muito bem a sua equipe, não permitindo que discórdias e insatisfações do grupo cresçam para fora do mesmo. Tem sempre uma palavra de apoio, além da confiança dos subordinados.

O chefe gosta de quem acredita que a vida profissional trará oportunidades para todos que se dedicarem e se prepararem para as oportunidades futuras, sejam eles chefias ou subordinados.