20 habilidades que você precisa ter antes dos 30 anos

Cozinhar refeições básicas e falar em público são habilidades simplesmente essenciais

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Não existe uma receita de bolo para a vida adulta. Mas algumas habilidades são nitidamente essenciais para qualquer pessoa na faixa dos 30 anos conviver em sociedade, de acordo com o Business Insider. Uma especialista do portal separou 24 delas. Confira: 

  1. 1. Aceitar feedbacks com classe
  2. É difícil escutar que algo não foi feito da melhor maneira possível, mas colocar o emocional de lado e responder tranquilamente a uma crítica é importante, principalmente no ambiente de trabalho. 
  3. 2. Pedir desculpas com sinceridade
  4. Errar é humano, e saber pedir desculpas pelo erro é valioso. E não basta dizer da boca para fora: faça isso pessoalmente, explique os motivos do erro e demonstre que irá evitar repetir o erro em questão no futuro. 
  5. 3. Gerir o tempo com sabedoria
  6. A todo momento, o ser humano está balanceando vida pessoal e profissional. Quem não sabe fazer gestão de tempo perde esse equilíbrio e pode sofrer inúmeras consequências. 
  7. 4. Usar atalhos de teclado
  8. Boa parte do tempo no trabalho é gasto em um computador. Otimizar esse tempo ao máximo evita estresse e melhora o desempenho de qualquer profissional. 
  9. 5. Dizer ‘não’ respeitosamente
  10. A maioria das pessoas evita dizer “não” para não desapontar os outros ou não criar inimizades. Isso é extremamente nocivo em diversas frentes. Ao mesmo tempo, é importante deixar claros os motivos da negativa – e sempre respeitar o interlocutor. 
  11. 6. Agir com empatia
  12. Todos temos problemas. Reconhecer os dos outros é vital para uma convivência harmoniosa.
  13. 7. Usar linguagem corporal
  14. Comunicação falada e escrita devem ser aliadas da linguagem corporal em interações humanas. Isso pode tornar qualquer pessoa mais amigável e facilitar relacionamentos profissionais e pessoais. 
  15. 8. Fazer amigos em diversos ambientes
  16. Conviver com apenas um tipo de pessoa pode acabar com suas possibilidades de fazer networking e crescer profissionalmente. Por isso, é essencial saber conversar sobre assuntos variados em ambientes diversos. 
  17. 9. Costurar 
  18. Nunca se sabe quando será preciso fazer pequenos reparos em roupas.
  19. 10. Falar um segundo idioma 
  20. Além de exercitar o cérebro, falar múltiplos idiomas cria novas formas de vivenciar experiências, dizem especialistas. 
  21. 11. Manter um orçamento 
  22. Muitas pessoas têm dificuldades com planilhas, autocontrole e planejamento no geral. Passar dos 30 anos sem saber cuidar das finanças é a receita do apocalipse financeiro – mesmo para quem ganha dinheiro.
  23. 12. Saber o básico em edição de fotografias
  24. Cada vez mais, o mercado só valoriza quem sabe se vender. A imagem é a primeira coisa a ser notada em qualquer interação virtual. 
  25. 13. Passar tempo só
  26. Adultos precisam se conhecer, e nada melhor que passar um tempo sem outras pessoas para isso. 
  27. 14.  Falar em público
  28. Por mais que nem todas as pessoas participem de palestras em palcos para milhares de pessoas, é praticamente inevitável passar por um momento de falar em público ao longo da carreira. Quanto antes o medo for embora, melhor.
  29. 15. Cozinhar o básico
  30. Além de ser mais barato e, muitas vezes, mais saudável, cozinhas eventualmente pode ser necessário para impressionar pessoas – em diversas situações. 
  31. 16. Apertar a mão de um contato
  32. Um bom aperto de mão é a primeira impressão entre profissionais. E isso é o que fica. 
  33. 17. Acordar na hora 
  34. Atrasos podem ser engraçados ou inofensivos no colégio e faculdade, mas passam a ser inadmissíveis em determinado momento da vida profissional. 
  35. 18. Pedir ajuda
  36. É totalmente contraproducente passar horas ou dias tentando resolver um problema quando outra pessoa que sabe resolve-lo está sentada na mesa ao lado. 
  37. 19. Vestir-se para uma entrevista de emprego
  38. Perder oportunidades pela sua aparência pode parecer absurdo – mas acontece. Pesquise o ambiente e vista-se de acordo. 
  39. 20. Fazer backup
  40. Todos os seus arquivos devem ser duplicados. Sempre. Isso evita tragédias. 

Aprenda a investir antes dos 30 anos. Abra uma conta na XP.

Tópicos relacionados

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney