USP perde posto de melhor universidade da América Latina em ranking mais importante

Foram avaliadas 81 universidades da América Latina, sendo que, das 10 melhores, o Brasil marca presença com cinco instituições

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – O ranking de melhores universidades da América Latina para 2017 da Times Higher Education, publicação mais tradicional sobre o prestígio de universidades, foi divulgado nesta quinta-feira (20) e aponta que a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) agora é a melhor universidade da região. De acordo com a publicação, o motivo da ascensão da Unicamp foi a melhora em sua pontuação por citações e reconhecimento do mercado.

É a primeira vez que a USP (Universidade de São Paulo) passa a ocupar a segunda posição no ranking da América Latina, divisão regional criado pela publicação no ano passado. No ranking global, cuja última edição é de 2016, ela fica à frente da Unicamp.

Foram avaliadas 81 universidades da América Latina, sendo que, das 10 melhores, o Brasil marca presença com cinco instituições: além da Unicamp e USP, também aparecem a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) também estão entre as 10 primeiras.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já entre as 50 melhores universidades do ranking, o Brasil conta com 18 nomes, número menor do que o apresentado no ano passado, de 23. Cerca de 20 universidades brasileiras caíram posições no ranking.

São avaliados 13 indicadores para a classificação das universidades, divididos em cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizado), pesquisa (volume, renda e reputação), perspectivas internacionais (pessoal, alunos e pesquisa), lucro industrial (transferência de conhecimento), citações (influência nas pesquisas) e exclusões.

Além das brasileiras, também estão entre as 10 melhores do ranking universidades chilenas, colombianas e mexicanas. Confira a seguir as 25 primeiras universidades do ranking:

Continua depois da publicidade

 Classificação Universidade País
Unicamp Brasil
USP  Brasil
Pontifícia Universidade Católica do Chile Chile
Universidade do Chile Chile
Universidade dos Andes Colômbia
6 Monterrey Institute of Technology and Higher Education México
Unifesp  Brasil 
UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)  Brasil
7 PUC-Rio Brasil
10  Universidade Autônoma Nacional do México México
11  UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)  Brasil 
12  UNESP  Brasil
13 University of Concepción Chile
14  UFABC (Universidade Federal do ABC)  Brasil 
15  UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)  Brasil
16  PUC-RS Brasil
17 Universidade de Antioquia Colômbia
18  Ufscar (Universidade Federal de São Carlos)  Brasil
19  UNB (Universidade de Brasília) Brasil
20  Universidade Nacional da Colômbia  Colômbia
21  Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso Chile
22  Federico Santa María Technical University Chile
23  Austral University of Chile Chile
24  UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)  Brasil
25  Pontifícia Universidade de Javeriana  Colômbia