USP é eleita a melhor do mundo em oito cursos em ranking internacional; confira quais

Em 2016, a USP ficou em 138º lugar, sendo a instituição de ensino da América Latina mais bem classificada 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A Universidade de São Paulo (USP) ficou entre as dez melhores do mundo em oito áreas em 2016, segundo o ranking internacional do Center for World University by Subject (CWUR).

O curso de Odontologia e Zoologia ficaram em primeiro lugar, como os melhores do mundo. Enquanto Engenharia de Alimentos ficou com a 6ª posição junto com o curso de Psicologia. Os cursos de Entomologia e Medicina Tropical da USP ficaram com a 9ª colocação. Matemática e Medicina ficaram com a 10ª colocação.

No mundo, a USP é a 70ª instituição a ter mais cursos no Top 10. São 227 cursos avaliados e para cada um deles há uma lista com as 10 melhores universidades. Essa foi a primeira vez que o CWUR classifica as universidades em áreas.   

Continua depois da publicidade

Além da divisão por área, o CWUR divulga também o ranking mundial das melhores instituições do mundo de acordo com oito indicadores de qualidade.

A lista é composta por 1 mil universidades que são avaliadas de acordo com: quantidade de ex-alunos vencedores de prêmios internacionais importantes, tamanho da instituição, número de formandos que atualmente ocupam cargos de dirigentes nas melhores empresas do mundo, qualidade dos professores, número de publicações em jornais de reputação e em jornais de grande influência, número de citações em pesquisas, índice que mede o impacto geral da instituição e número de patentes internacionais solicitadas pela universidade.

Em 2016, a USP ficou em 138º lugar, sendo a instituição de ensino da América Latina mais bem classificada. A primeira do ranking mundial é a Universidade de Harvard, seguida por Stanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), todas americanas.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.