USP perde a liderança em ranking universitário pela primeira vez

Edição de 2016 do RUF tem a UFRJ como primeira colocada; colocação tem a ver com o Enade

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficou em primeiro lugar no Ranking Universitário da Folha, ultrapassando a Universidade de São Paulo (USP). O feito era inédito desde a criação deste ranking, 5 anos atrás.

Um dos fatores responsáveis pela ultrapassagem foi a nota zero da USP no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do qual a estadual não participa. Como aponta a Folha, caso pontuasse com a mesma nota que a UFRJ neste quesito, a universidade paulista voltaria à primeira posição.

O RUF classifica universidades brasileiras de acordo com cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização. Em 2016, 195 universidades foram analisadas.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Há ainda uma seção que posiciona os desempenhos das universidades em rankings específicos dos 40 cursos de maior demanda nacional. Dentro desses rankings, a USP fica em primeiro lugar em apenas 9 carreiras – no ano passado, foram 29.

Por cursos, o destaque fica com a Unicamp, que ficou em primeiro lugar em 14 carreiras. Para conferir todo o estudo, acesse http://ruf.folha.uol.com.br/2016/.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney