Em carreira / educacao

Quer ser mais produtivo? Aprenda com estas 7 dicas

Ninguém precisa, de fato, de dias com 48 horas de duração, explica criador de método de produtividade

SÃO PAULO – Quem nunca escutou que dias de 24 horas são “curtos demais” para dar conta de todas as tarefas que o dia a dia moderno exige? Somar trabalho, atividades de casa e demais afazeres do dia a dia pode acabar dando a impressão de que o tempo disponível não é o suficiente.

Para Gabriel Goffi, jogador profissional de poker, empreendedor e criador do treinamento de alta performance Moving Up, o segredo está em otimizar performance e produtividade com controle emocional, para tingir um High Stakes - referência ao nome dado aos limites mais altos das mesas de poker e aos jogadores que as enfrentam.

O profissional separou algumas dicas de como melhorar essa produtividade no dia a dia. Confira:

1. Planeje no dia anterior

“Crie lembretes do que você precisa fazer e de como deve agir, e coloque no banheiro, na geladeira, no celular, ou outros lugares”, destaca o empreendedor. Para ele, todos os passos a serem dados ao longo do dia devem ser planejados, porque falta de planejamento consome energia.

2. Faça primeiro o que traz mais resultados

Tudo o que o leva adiante na realização de seus objetivos deve ser feito antes ou prioritariamente. O principal nunca deve ser deixado para depois, porque ver resultados tomando forma é combustível.

3. O ambiente de trabalho deve ter o essencial

Tudo o que for além do essencial para a realização do trabalho deve ficar fora do ambiente de trabalho, explica Goffi – e isso também vale para o computador que você usará para as tarefas profissionais, caso seja possível. “Tudo deve estar posicionado para a sua performance, como se você fosse um artista que chega para o show”, destaca.

4. Finalize tarefas

Todas as pendências criadas devem ser finalizadas o mais depressa possível, caso contrário, elas consumirão o pensamento e a energia. Isso vale tanto para tarefas profissionais como as pessoais.

5. Aplique o princípio de Pareto

O filósofo italiano Vilifredo Pareto desenvolveu um cálculo que estabeleceu a relação 20-80. No caso da produtividade, a aplicação da lei mostra que 20% dos seus esforços trazem 80% dos seus resultados. “Dependendo da situação dos seus negócios, você pode até mesmo se livrar dos clientes que dão muito trabalho e pouco retorno, concentrando suas energias nos que mais trazem resultados”, comenta Goffi.

6. Livre-se das distrações

O chamado “multitasking” pode gerar um problema conforme cria-se cada vez mais distrações que podem ser prejudiciais ao desempenho, de acordo com Goffi. Uma sugestão dele é usar apps que bloqueiem redes sociais, usando toda a atenção nas tarefas mais impostantes.

7. Saiba o que foi feito

Terminado um trabalho ou um dia, é preciso relaxar. Saber que todo o possível foi feito é essencial para começar tudo de novo no próximo ciclo. Quando você entende que deu o seu máximo e se questiona ‘o que eu aprendi ou melhorei com essa experiência?’, você fica mais consciente e mais calmo, o que melhora seus relacionamentos pessoais”, diz.

trabalho - teclado - escritório - mulher
(Shutterstock)

Contato