MEC oferece 1.500 vagas para curso online gratuito de francês

Podem participar alunos de graduação e pós-graduação que querem adquirir conhecimentos básicos de língua, com finalidade de se desenvolver academicamente

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – O MEC (Ministério da Educação), em parceria com a Embaixada da França e a AUF (Agence universitaire de la Francophonie), oferecerá um curso online gratuito de francês com 1.500 vagas para todo o Brasil. 

O curso Français sans Frontières, que faz parte do programa Idiomas sem Fronteiras, foi divulgado no Diário Oficial da União da última terça-feira (19). Podem participar todos os alunos de graduação e pós-graduação que pretendam adquirir conhecimentos básicos de língua francesa, com a finalidade de se desenvolver academicamente. Para tanto ele deve ser matriculado em uma instituição credenciada no Programa IsF-Francês.

Elaborado pela equipe pedagógica da Aliança Francesa, o Français sans Frontières é um curso de autoestudo desenvolvido para trabalhar de maneira fácil e à distância a compreensão oral e escrita assim como o vocabulário e a gramática da língua francesa. Ele é composto por dois níveis, A1 e A2, divididos em 24 módulos no total. Ao final do nível A2 o aluno poderá participar de cursos presenciais oferecidos nos NucLis das universidades federais credenciadas ao Programa IsF-Francês.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Caso a procura seja maior que a oferta de vagas, critérios de seleção serão utilizados para ranqueamento dos candidatos. Os critérios utilizados podem ser desde a porcentagem de integralização dos créditos, pontuação mínima de 600 pontos no ENEM, entre outros.

Em São Paulo, serão ofertadas cerca de 160 vagas nas instituições Unesp, Unifesp, UFABC, Unicamp e Ufscar. 

Inscrições
As inscrições abrem no dia 21 de novembro de 2014, ao meio-dia, e encerram no dia 8 de dezembro de 2014, no mesmo horário. 
O aluno que não concluir o curso Français sans Frontières no prazo de quatro meses, a contar pela data de seu primeiro acesso à plataforma, não poderá participar das demais atividades do programa. 

Continua depois da publicidade

Segundo assessoria de imprensa do MEC, os selecionados receberão login e senha no dia 23 de fevereiro, data que poderá iniciar o aprendizado online. Apesar do curso ser gratuito, as instituições podem eventualmente cobrar material de apoio para as aulas.