Quer estudar na Alemanha de graça? Essa pode ser sua oportunidade

Governo aboliu completamente as mensalidades das universidades em todo o seu território

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Os universitários que pensam em estudar fora, mas não tem verba suficiente podem começar a olhar com outros olhos as instituições alemãs. O país aboliu completamente as mensalidades das universidades em todo o seu território.

E o melhor de tudo, é que a gratuidade também vale para estudantes internacionais. Ou seja, qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade, pode estudar lá sem pagar nada. O estado da Baixa Saxônia foi a última região dos sete estados alemães a abolir as mensalidades das instituições de ensino.

Segundo o site Think Progress, a mensalidade começou a ser cobrada no país em 2006, quando o Tribunal Constitucional Alemão decidiu que os honorários limitados, combinados com empréstimos, não estavam em conflito com o compromisso do país com a educação universal. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Porém, a medida se mostrou impopular, mesmo com as universidades alemãs cobrando mensalidades relativamente baixas, quando comparadas com outros países. Antes, um aluno pagava, em média, € 500 (R$ 1.569,70, de acordo com a cotação do Banco central do Brasil do dia 21 de outubro de 2014) por semestre, já inclusos diversos benefícios.