Se você quer enriquecer, não faça um MBA

Estudo revelou que não há relação entre o sucesso profissional e a obtenção de um MBA

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Se você quer enriquecer, não faça um MBA (Master Business Administration). Esse é o conselho que a MBA formada pela IE Business School, Mariana Zanetti, dá em seu livro “The MBA Bubble” (“A bolha do MBA”, em tradução livre).

Em um texto publicado no site norte-americano Business Insider, a executiva explica que, se seu objetivo é ser rico, em algum momento de sua vida, você terá de criar uma fonte de renda além de seu salário, seja por investimento ou empreendendo. Isso é, trabalhar para os outros não lhe trará riqueza. “Esta é uma realidade esmagadora: se você vender o seu tempo para os outros, você chegará rapidamente no limite de sua capacidade de gerar renda”, argumenta.

Segundo ela, obter um MBA pode lhe ajudar a conquistar cargos de liderança, e assim, se tornar rico, já que há diretores, CEOs e CFOs que ganham salários milionários. Em algumas empresas, inclusive, ainda é desejável ter esse curso para subir de cargo. Mas, Mariana rebate que essas empresas representam uma porcentagem muito pequena no mercado e você não necessita, obrigatoriamente, de um MBA para chegar ao topo de uma corporação. “A maioria das empresas vê o curso como opcional. Um estudo da Businessweek revelou que não há relação entre o sucesso profissional e a obtenção de um MBA.”

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A executiva lembra ainda que os homens mais ricos do mundo são empresário – e que não têm MBA. Muitos deles, nem possuem se quer ensino superior completo, como o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, fundador da Microsoft, Bill Gates, Steve Jobs, da Apple, Amancio Ortega, da Zara, e Richard Branson, criador do grupo Virgin. 

Na opinião de Mariana, um MBA pode aprofundar o conhecimento de uma determinada área, mas ele não será decisivo para seu sucesso profissional. A vontade de crescer, a aptidão de empreender ou de liderar, ou de saber investir e poupar, são os verdadeiros potenciais que você precisa desenvolver ao longo da sua vida para enriquecer. “No livro ‘Rich Dad, Poor Dad’, Robert Kiyosaki afirma que os ricos não trabalham por dinheiro. eles geram ativos que trabalham para eles. Se você quiser aprender a trabalhar por dinheiro, vá para a escola. Mas, se você quiser aprender a trabalhar ainda mais por dinheiro, você obtém um MBA”, conclui.