Serviço de coach no Brasil é um dos melhores do mundo

Pesquisa aponta que executivos brasileiros são os que mais utilizam e dependem do serviço para a melhora do ambiente profissional

Eliane Quinalia

Business consultancy

Publicidade

SÃO PAULO – Uma recente pesquisa da Robert Half revela que o Brasil é um dos países que mais se destacam em coach no mundo. De acordo com o levantamento divulgado na última sexta-feira (10), enquanto 55% dos profissionais do globo acreditam que a realização de coach por seu chefe é realmente eficiente na melhora de desempenho dos colaboradores, no Brasil este índice é de 77%.

Já quando questionados sobre a periodicidade deste coaching, a maioria dos empresários brasileiros (70%) relata que o mesmo costuma ser realizado por seu gestores ao menos uma vez por mês, enquanto 32% fazem o treinamento semanalmente e outros 14% diariamente.

No mundo, os que afirmam não receber coaching de carreira dos gestores correspondem a 29% dos consultados. Já os que têm essa oportunidade ao menos uma vez no ano correspondem a 20%. “Em nações como Japão, Holanda e Alemanha, mais de um terço registra que não acontece nunca. Tal resultado mostra a dependência e correlação de forças entre os profissionais e os chefes no Brasil”, diz o managing director, da Robert Half Brasil, Fernando Mantovani.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Dependência
A pesquisa aponta ainda que se por um lado o Brasil se destaca pela eficiência deste serviço, por outro não fica atrás quando o assunto é a dependência. De acordo com o levantamento, enquanto a média global dos países dependentes desse serviço está estimada em 78%, no Brasil a mesma é de 94%.

Ocupam ainda posições de destaque Singapura e Hong Kong, com 95% e 88% das menções dos entrevistados, respectivamente.

Motivação
No que diz respeito à motivação dos contratados, o levantamento revela ainda que o coach de carreira traz impactos positivos para 88% dos profissionais brasileiros e 84% para os de Singapura. Os que se sentem menos beneficiados com o serviço, no entanto, são os colaboradores da Holanda (47%) e da França (52%).

Continua depois da publicidade

“A importância de um coach de carreira não serve apenas para manter os colaboradores motivados, mas também para melhorar a produtividade. Como as áreas de uma empresa estão cada vez mais incumbidas de fazer mais com menos, o aumento da produtividade com base em coach de carreira efetivo deve ser uma opção fundamental para as empresas”, conclui Mantovani.