7 dicas essenciais para passar em concursos públicos

Concursos com inscrições abertas têm mais de 15 mil vagas agora

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Concursos públicos abertos neste momento estão com mais de 17 mil vagas abertas em todo o Brasil. Além da estabilidade, algumas destas vagas oferecem salários consideravelmente altos, de até R$ 26,1 mil. 

Com tantos atrativos, estes concursos se tornam extremamente concorridos. Para ajudar os concurseiros, Gabriel Henrique, coach de carreira e professor da Central de Concursos, oferece 7 dicas essenciais para se dar bem em uma prova de concurso público e atingir a estabilidade. Confira:

1. Preparação. “Prepare-se de maneira tranquila e consciente para o concurso sem se importar com o número de candidatos”, diz o especialista. “O importante é que você esteja bem preparado. Certifique-se das provas que deve prestar e seu conteúdo; selecione os livros e apostilas para o seu estudo; avalie o tempo disponível e faça uma distribuição racional; inicie o estudo em um curso preparatório especializado e não interrompa sua preparação até a véspera da prova”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

2. Revisão. “No período de revisão você não vai estudar tudo de novo”, ele garante. “Não há tempo para isso, nem é necessário. Faça a revisão lendo nos textos as partes sublinhadas e as anotações feitas. Estude pelos resumos, esquemas e fichas que você preparou durante sua fase de preparação”.

3. Comece pelas mais fáceis. Na hora da prova, diz, “leia a de forma abrangente. Avalie as questões e veja as que você conhece bem, as que conhece regularmente e as que parecem difíceis”. Na prática, “Inicie a resolução da prova pelas questões que julgar mais fáceis, passando para as de dificuldades média e, somente no final, resolva as de maior dificuldade. Dessa forma, você ganha tempo e adquire confiança”.

4. Faça um rascunho. “Antes de dar a sua resposta organize tudo em um rascunho. A realização de um bom esquema é fundamental para as questões discursivas, quando houver. Cuidado com a ortografia, cuidado com os cálculos e cuidado, no caso da múltipla escolha, com a marcação no cartão-resposta”.

Continua depois da publicidade

5. Controle o horário. O tempo pode ser usado a favor do concurseiro. “Aproveite bem todo o tempo concedido para o exame. Antes de terminar a prova, aproveite um bom espaço de tempo para fazer a revisão final. Nessa fase, muitos equívocos acabam sendo detectados e, com isso, o candidato garante pontos preciosos”.

6. Otimismo. Pensamento negativo prejudica resultados. Gabriel sugere: “faça sua prova com todo o otimismo, na certeza de que com isso você terá o melhor rendimento possível. Tenha confiança em você e em sua preparação, sabendo que a conquista da vaga é importante, mas que se ela não for possível ainda, outras oportunidades surgirão e certamente com a experiência adquirida você vai obter o sucesso esperado”.

7. Estudo permanente. Por último, mas não menos importante, “crie o hábito de estudar permanentemente, e não apenas visando a este ou àquele concurso”, ele ensina. “Muitas vezes surgem oportunidades na qual você terá de mostrar o seu desempenho acadêmico e já estando bem preparado você estará em melhor condição do que muitos de seus concorrentes”.

Investir com sabedoria também garante estabilidade financeira. Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney