Artigos de festas infantis terão certificação específica, diz Inmetro

As regras de certificação serão definidas por uma comissão técnica. O processo deve terminar em dezembro deste ano

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) abriu consulta pública sobre as normas de certificação compulsória de artigos de festas infantis. O prazo para enviar sugestões termina em 22 de novembro.

Segundo a Agência Brasil, anteriormente, o programa de certificação de brinquedos incluía materiais escolares e artigos de festas. Por isso, o Inmetro decidiu definir os diferentes produtos, por meio da criação de dois programas específicos: um para certificação de artigos de festas e outro para material escolar.

“Em todos eles, nós usamos normas que estabelecem requisitos de segurança. Por exemplo, a questão de tinta tóxica, de materiais cortantes e perfurantes. Ou seja, o objetivo é preservar a saúde e a segurança da criança”, diz o diretor de Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sobre as regras
As regras de certificação de artigos de festas serão definidas por uma comissão técnica montada pelo Inmetro. Dependendo do volume de comentários recebidos durante a consulta, o instituto poderá convocar uma audiência pública para debater o assunto.

A expectativa é que o processo esteja concluído até 31 de dezembro deste ano. O setor terá um ano para se adequar. “Isso significa que, a partir de 1º de janeiro de 2012, a certificação entrará em vigor”, finaliza Lobo.

Tópicos relacionados