Você só precisa de uma coisa para eliminar a exaustão no fim do dia

Caminhada curta ou pausa para relaxar logo após o almoço pode melhorar a produtividade

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Uma caminhada curta ou uma pausa para relaxar logo após o almoço pode melhorar a produtividade e, ao mesmo tempo, evitar a exaustão após um dia de trabalho, descobriu uma pesquisa acadêmica publicada pelo Journal of Occupational Health Psychology.

A partir de pesquisa com 100 trabalhadores de diferentes áreas, especialistas dividiram pessoas em dois grupos. Em um deles, havia pessoas cujos horários de almoço eram usados em caminhadas de 15 minutos após as refeições, ou em rápidos exercícios de meditação. No outro, aqueles que só almoçavam e voltavam ao batente.

Ao final do expediente, o grupo que realizou as pausas estava visivelmente mais disposto, de acordo com a publicação. A diferença ficava clara entre 30 minutos e uma hora antes do momento de ir embora.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No ambiente específico da pesquisa, essas caminhadas eram feitas em ambientes abertos, mas os pesquisadores indicam, no geral, que pessoas tirem “um tempo para si”. Mesmo “perdendo” alguns minutos no expediente a priori, a recompensa seria maior produtividade depois.

Tópicos relacionados

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney